Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre Garcia não convocou manifestação contra Lula para o dia 15 de novembro e vídeo foi retirado de contexto

Alexandre Garcia não convocou manifestação contra Lula para o dia 15 de novembro e vídeo foi retirado de contexto

Alexandre Garcia fez convocações para manifestação contra Lula no dia 15 de novembro, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Alexandre Garcia está convocando patriotas para uma manifestação contra o presidente Lula no dia 15 de novembro

  Análise

Os últimos feriados nacionais estão chegando e, com eles, o final do ano. O próximo feriado vai acontecer no dia 15 de novembro, quarta-feira. Nessa data, o país comemora a Proclamação da República, que pôs fim à monarquia e deu início à República no Brasil.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o jornalista e apresentador Alexandre Garcia estaria convocando patriotas para uma manifestação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 15 de novembro de 2023.

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Segundo a história, Alexandre Garia teria gravado um vídeo onde teria afirmado que “não se  ganham guerras com retiradas”, falando que devemos pensar no futuro dos nossos filhos e netos, sobre o mal vencer o bem, sobre uma tribo que se apropriou do estado e das estatais, como a Petrobras, e que não liga para a lei. Ainda segundo o vídeo, Alexandre Garcia teria dito que esse poder está tirando a liberdade do povo e que a responsabilidade de mudança seria dos cidadãos, incentivando os patriotas a irem para a rua. Confira:

Versão 1: “Importantíssima mensagem do nosso ilustre patriota “Alexandre Garcia”: *Ninguém ganha uma batalha… fugindo da luta!* 15 de Novembro: se tivermos movimento patriótico em Sao Luis do Maranhão, lá estarei. Precisamos fazer a nossa parte pelo futuro das novas geraçoes!!”. Versão 2: “DIA 15 de novembro de 2023 todos às ruas… Fala aí Alexandre Garcia!!!!”.

A história viralizou rapidamente nas redes sociais, em especial, no X (antigo Twitter) e agitou grupos extremistas. Apesar disso, a história apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

A partir daí, escolhemos três perguntas para te explicar o porquê essa história é falsa: 1) Vai ter uma manifestação contra o governo Lula no dia 15 de novembro? 2) Alexandre Garcia gravou a mensagem chamando para manifestações de 15 de novembro? 3) Onde foi gravado o vídeo em que Alexandre Garcia disse que não se ganham guerras com retiradas?

Checagem

Vai ter uma manifestação contra o governo Lula no dia 15 de novembro?

Sim. Ainda não se sabe o volume dessa manifestação, que está circulando apenas nas redes sociais, mas há sim o indício de uma possível mobilização no dia 15 de novembro de 2023. A princípio, as publicações sobre os protestos ainda são tímidas e não devem “parar o Brasil”, como alguns posts têm sugerido. Além disso, não observamos manifestações de famosos sobre essa possível mobilização.

Alexandre Garcia gravou a mensagem chamando para manifestações de 15 de novembro?

Não. Nas redes sociais de Alexandre Garcia, não há qualquer menção sobre a possível mobilização. E como ressaltamos, não observamos nenhuma figura pública falando sobre protestos no dia 15 de novembro de 2023. Se isso não bastasse, o vídeo de Alexandre Garcia usado na história de hoje não é de agora e foi retirado de contexto.

Onde foi gravado o vídeo em que Alexandre Garcia disse que não se ganham guerras com retiradas?

O vídeo é um recorte de uma audiência pública que Alexandre Garcia participou na Câmara Legislativa do Distrito Federal, no dia 6 de junho de 2023. Na oportunidade, ele e outras pessoas debateram sobre a institucionalização da censura no Brasil e o papel do Parlamento.

Como é possível ver no vídeo completo, a fala de Alexandre Garcia foi retirada de contexto. Além disso, o vídeo foi cortado para parecer que o jornalista estava “agitando” extremistas. No vídeo original, que tem mais de 5 minutos, podemos ver que o jornalista falou sobre diversas questões.

Conclusão

Fake news ❌

Alexandre Garcia não convocou pessoas para a manifestação contra Lula no dia 15 de novembro de 2023. Até o momento, nenhum famoso ou pessoa pública foram vistos apoiando ou incentivando as supostas manifestações. Pelo o que pudemos observar, existe sim um indício de mobilização no próximo dia 15 de novembro de 2023. Porém, até agora, as falas têm ocorrido apenas na internet e de maneira tímida (com certeza não vai “parar o Brasil” assim como algumas publicações sugerem). Por fim, o vídeo de Alexandre Garcia foi retirado de contexto e recortado (retirando apenas as falas que interessavam os disseminadores de fake news). A fala completa ocorreu na audiência pública, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, no dia 6 de junho de 2023.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)