Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre Frota vai assumir controle da prova do Enem #boato

Alexandre Frota vai assumir controle da prova do Enem #boato

Boato – Ator e deputado federal eleito Alexandre Frota vai assumir o controle das questões da prova do Enem a pedido de Bolsonaro.

Findadas as eleições presidenciais brasileiras de 2018, que deram muito o que falar, o debate agora está relacionado aos rumos do novo governo. Em meio às perspectivas dos nomes dos novos ministros, um voltou à tona: o do ator e deputado federal eleito Alexandre Frota (PSL-SP).

Há alguns dias, desmentimos a informação de que Frota seria cotado para o ministério da Educação. E se você acha que as confusões envolvendo o nome dele terminaram por aí, senta que lá vem história. Durante as provas do Enem, um artigo publicado na Folha de S.Paulo começou a circular nas redes sociais. O título? “Alexandre Frota assume o Enem”. O subtítulo: “Ator vai elaborar nova prova para domingo”.

Apesar de a história ter viralizado (com alguns milhares de compartilhamentos), muitas pessoas não tiveram acesso ao conteúdo completo do texto, publicado na coluna de Renato Terra no site do jornal. Acontece que, ao abrir o link, o usuário não consegue ler o conteúdo, que só pode ser lido por assinantes. Mas e aí…

Alexandre Frota assumiu controle da prova do Enem?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

É claro que a informação deixou muita gente de cabelo em pé e preocupada. Mas será que Alexandre Frota vai realmente assumir o controle da prova do Enem e elaborar uma nova prova? A resposta é não e os detalhes você confere a seguir.

Vamos aos fatos! O que ocorreu aqui foi um grande mal entendido. Como assim? Eu explico! O conteúdo, na realidade, é um artigo fictício, onde o autor conta uma história fictícia onde Alexandre Frota teria assumido o controle da prova do Enem.

O fato do texto não estar sendo lido abre margem à interpretação de que Alexandre Frota vai realmente assumir o Enem no próximo ano. Entretanto, é possível perceber que a história é falsa (temos esperança que sim) logo ao se ler o conteúdo (é possível ler no vídeo abaixo):

Ao buscar sobre o autor do texto, descobrimos que ele foi o responsável pelo site Piauí Herald  (de notícias falsas com toques de humor) até 2016 e que a coluna (apesar de não ter nada explícito, principalmente para quem não consegue passar pelo paywall) é apenas de notícias fictícias (como é possível ver aqui).

Se você ficou ainda com uma pulga atrás da orelha sobre Frota e o Enem, saiba que não existe nada oficial que corrobore com a “informação”, assim como não há nada que corrobore com Frota na pasta de Educação (pelo menos por enquanto).

Em resumo: a história que diz que Alexandre Frota vai assumir o controle da prova do Enem é completamente falsa. O texto que “aponta” isso, na verdade, é um artigo opinativo com uma história fictícia. Ao ter acesso ao texto, é possível observar que se trata de uma história ficcional e que não condiz com a realidade. Muitas pessoas não conseguiram ler o conteúdo e se basearam apenas no título e subtítulo do artigo para formar uma opinião. Balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.