Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre Frota vai virar ministro de Relações Exteriores #boato

Alexandre Frota vai virar ministro de Relações Exteriores #boato

Boato – Alexandre Frota substituirá Serra no Ministério de Relações Exteriores. Ministro do Itamaraty será indicado pelo PSDB.

No dia 22 de fevereiro, uma notícia chamou atenção no meio do já atribulado cotidiano político no Brasil. O ex-governador de São Paulo José Serra, pediu demissão do Ministério de Relações Exteriores. Ele deixou o cargo de ministro no Itamaraty por problemas de saúde.

Alexandre Frota vai virar ministro de Relações Exteriores, diz boato
Alexandre Frota vai virar ministro de Relações Exteriores, diz boato

Tão logo ele saiu, começou-se a especular qual seria o nome a substituí-lo. Em meio as discussões, uma notícia apontou que o PSDB indicaria Alexandre Frota para ser o movo ministro. Leia o texto, publicado em um blog crítico ao PSDB e ao governo:

Alexandre Frota substituirá Serra no Ministério das Relações Exteriores?

Que Alexandre Frota tem boa relação com o governo Temer não é novidade. Foi convidado especial do novo ministro da Educação para dar palpites sobre a reforma do ensino médio, aquela que as escolas particulares não vão seguir, já na primeira semana de governo.

Apesar de sua forma caricata e de seu passado pouco tradicional, parte do governo admira o ex-ator pornô por sua dedicação na luta política. Frota também tem passe livre entre todas as alas do PSDB, maior aliado de Temer.

Com tudo isso, Frota poderia comandar o Itamaraty? Sim, poderia, mas não se sabe se Michel Temer está disposto a enfrentar uma possível nova crise por conta da escolha. Na pasta da Justiça, por exemplo, Temer já vem enfrentando diversos problemas, e a escolha do Itamaraty deverá ser feita pelo próprio Serra. Sim, ao que tudo indica, o PSDB é quem governa, só não tem coragem de assumir.

Alexandre Frota vai virar ministro de Relações Exteriores?

A história causou um rebuliço em redes sociais. Mas será mesmo que há alguma chance de Alexandre Frota virar ministro indicado pelo PSDB? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Você deve achar a pergunta prosaica, mas saiba que o texto citado acima teve mais de 1 milhão de visualizações nos últimos dias. Isso nos faz chegar a duas hipóteses: ou as pessoas acreditam em tudo que leem e lhes é conveniente ou as pessoas compartilham mesmo sabendo que é falso.

Ao clicar no link e dar audiência ao blog (já famigerado por outros boatos na internet), é possível perceber que se trata de um boato. Depois do título sensacionalista, tudo que se vê na página é um amontado de opiniões contra Frota, o governo e o PSDB (que nem vamos entrar no mérito). Ou seja, opinião travestida de notícia.

No texto, há dois erros. O primeiro é de nomenclatura: o texto cita o Ministério de Relações Exteriores como Ministério das Relações Exteriores.

O segundo é que Alexandre Frota tem boa relação com Temer e o PSDB. Uma rápida olhada nos vídeos da página de Facebook do ator nos ajuda a perceber que ele é crítico ao governo e ao PSDB. Claro que o “amor” de Frota ao PT é maior, mas se você duvida dê uma olhada no que ele fala de “todos os políticos” (incluindo Temer e Aécio) nesse vídeo. Em termos políticos, Frota tem se identificado com outro político mais a direita.

Para além disso, o PSDB já aponta alguns nomes para o cargo. De acordo com o noticiário, algum senador do partido deve ocupar o cargo. Os nomes mais cotados são de Antonio Anastasia, Aloysio Nunes e José Aníbal. Vamos aguardar e ver se realmente será algum deles.

Resumindo: a história que aponta que Alexandre Frota vai assumir o Ministério de Relações Exteriores é falsa. Um site “esperto” criou um artigo de opinião disfarçado de notícia e o resultado foram “extra, extra, um milhão de pessoas enganadas”.