Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre Frota critica STF após decisão de Fachin sobre Lula #boato

Alexandre Frota critica STF após decisão de Fachin sobre Lula #boato

Alexandre Frota critica STF após decisão de Fachin sobre Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Depois que o ministro Edson Fachin anulou as condenações do ex-presidente Lula na Operação Lava Jato, o deputado federal Alexandre Frota gravou um vídeo criticando o STF.

Passados três dias desde a decisão do ministro Edson Fachin que anula as condenações do ex-presidente Lula no âmbito da Operação Lava Jato, o que não tem faltado na internet são mensagens falsas relativas a repercussões do assunto. A última delas aponta para um suposto vídeo do deputado federal Alexandre Frota.

Mensagens apontam que Alexandre Frota ficou indignado com a decisão de Fachin e gravou um vídeo “detonando o STF”. O texto aponta ainda que o deputado federal estaria correndo risco de ser preso por criticar o Supremo Tribunal Federal. Leia as mensagens que circulam online:

Versão 1: FROTA ESCOMUNGOU LULA E STF PIR SOLTURA DE FACHIN. Ele está tentando se redimir, pois numa pesquisa feita em Brasília ele, Joyce, Major Olimpio, Kim Kataguiri, Benedita da Silva, André Sanches, Maria do Rosário, e mais 65 deputados não seriam reeleitos. Segundo a pesquisa é o fim do PT e PSol não reelegeria nenhum Deputado.

Versão 2: Dessa vez tiro o chapéu pro Frota,falou a verdade, ninguém aguenta mais esses ladrões,impunes,e seus comparsas,anulando suas sentenças. IMPEACHMENT JÁ NOS MEMBROS DO STF! ACORDA SENADOR PACHECO ! O GOLPE ESTÁ SENDO ARMADO!SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER! RUMO À VENEZUELA !

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 3: O DEPUTADO FEDERAL ALEXANDRE FROTA PODE SER PRESO HÁ QUALQUER MOMENTO POR ESSE ATAQUE AO STF! Versão 4: Frota DETONA STF por soltar Lula

Alexandre Frota criticou STF após decisão de Fachin sobre Lula?

O vídeo e as mensagens não demoraram a se espalhar na internet. E, apesar de inegavelmente ser Alexandre Frota no vídeo, não é verdade que ele foi gravado após a decisão de Fachin em relação ao ex-presidente Lula.

As mensagens que acompanham o vídeo nos deixaram muito desconfiados. Elas têm características de boatos online como serem alarmistas, terem erros de português e não citarem nenhuma fonte confiável que comprove que o vídeo é atual.

Para além disso, o próprio comportamento do deputado denota que o vídeo não seja atual. Frota, durante algum período, até chegou a se mostrar como um grande crítico a Lula e o PT e um grande aliado de Bolsonaro. Porém, ele, em 2019, rompeu com o governo e virou um grande crítico do presidente.

A prova disso está nas manifestações recentes em redes sociais. Em sua página do Facebook, Frota não fez nenhuma crítica direta à decisão de Fachin sobre Lula. Ao contrário, ele chegou a compartilhar mensagens falando que tiraram Lula da corrida eleitoral e um link do UOL que aponta que Lula poderia derrotar Bolsonaro se “caminhasse” para o centro.

Ao buscar pelo vídeo, descobrimos que ele é de junho de 2018 (época em que Frota apoiava Bolsonaro e era um ferrenho crítico de Lula). O vídeo foi originalmente postado na página de um movimento que apoia Bolsonaro até hoje e foi deletado (conseguimos acessar apenas em cache).

Resumindo: não é verdade que Alexandre Frota gravou um vídeo detonando o STF após decisão de Fachin sobre Lula. Na realidade, o vídeo do deputado federal é antigo e não tem relação com a anulação das condenações de Lula na Lava Jato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/3kWrohw
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy