Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Alexandre de Moraes descobriu que “todos os acusados” do 8 de janeiro eram inocentes

É falso que Alexandre de Moraes descobriu que “todos os acusados” do 8 de janeiro eram inocentes

Alexandre de Moraes recebeu triste notícia de que todos os acusados pelo 8 de janeiro eram inocentes, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – “Alexandre de Moraes recebeu triste notícia” ao saber que todos os acusados pelo 8 de janeiro eram inocentes. 

  Análise

Já há algum tempo, está circulando na internet uma mensagem que aponta para algo que seria uma “triste notícia” para o ministro Alexandre de Moraes. De acordo com os textos que estão viralizando na internet, ele teria “descoberto” que todos os acusados pelos ataques em 8 de janeiro eram inocentes.

O texto é acompanhado de um vídeo do jornalista Alexandre Garcia falando de um pedido de acordo enviado ao STF pela Procuradoria-Geral da República. “ACABOU DE ACONTECER! MORAES RECEBE TRISTE NOTÍCIA TODOS ERAM INOCENTES”, diz uma das mensagens que estão viralizando na internet.

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Alexandre de Moraes recebeu a “triste notícia” de que todos os acusados pelo 8 de janeiro eram inocentes? 2) O que diz o vídeo que sugere que todos os acusados pelo 8 de janeiro eram inocentes? 3) Como está o julgamento no caso que está sendo relatado por Alexandre de Moraes no STF?

É verdade que Alexandre de Moraes recebeu a “triste notícia” que todos os acusados pelo 8 de janeiro eram inocentes?

Não é verdade. Se você está acompanhando as notícias sobre o caso, já deve saber que os primeiros acusados já foram, inclusive, julgados e condenados. O vídeo que dá a entender que há uma “triste notícia” fala, na realidade, de uma sugestão da PGR em relação a alguns acusados.

O que diz o vídeo que sugere que todos os acusados pelo 8 de janeiro eram inocentes?

Na realidade, a PGR está encaminhando acordo de não-persecução penal para alguns dos acusados (na realidade, estão elegíveis 1.125 denunciados com crimes que têm pena de até quatro anos de condenação). O acordo visa evitar o julgamento no STF e transformar a pena em medidas alternativas (que inclui a prestação de serviços comunitários e a participação de um curso sobre democracia).

O acordo não se estende a todos os acusados e não significa que “todos eram inocentes”. Ao contrário disso, há a admissão da pena e afrouxamento das penas. Ao todo, de acordo com dados da própria PGR, 301 pessoas estão elegíveis a participar dos acordos e 10 foram fechados.

Como está o julgamento no caso que está sendo relatado por Alexandre de Moraes no STF?

O julgamento está na quarta rodada de apreciação. A primeira rodada foi em julgamento em Plenário e todas as outras etapas estão ocorrendo em Plenário Virtual. Algumas dezenas de pessoas já foram condenadas pelo STF.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Alexandre de Moraes recebeu a notícia de que todos os acusados pelo 8 de janeiro são inocentes. O vídeo contido no conteúdo de título enganoso fala de um acordo que se estende a parte dos réus, não é a “prova de inocência” e já há, inclusive, alguns condenados.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)