Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Alexandre de Moraes descobriu que “todos os acusados” do 8 de janeiro eram inocentes

É falso que Alexandre de Moraes descobriu que “todos os acusados” do 8 de janeiro eram inocentes

Alexandre de Moraes recebeu triste notícia de que todos os acusados pelo 8 de janeiro eram inocentes, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – “Alexandre de Moraes recebeu triste notícia” ao saber que todos os acusados pelo 8 de janeiro eram inocentes. 

  Análise

Já há algum tempo, está circulando na internet uma mensagem que aponta para algo que seria uma “triste notícia” para o ministro Alexandre de Moraes. De acordo com os textos que estão viralizando na internet, ele teria “descoberto” que todos os acusados pelos ataques em 8 de janeiro eram inocentes.

O texto é acompanhado de um vídeo do jornalista Alexandre Garcia falando de um pedido de acordo enviado ao STF pela Procuradoria-Geral da República. “ACABOU DE ACONTECER! MORAES RECEBE TRISTE NOTÍCIA TODOS ERAM INOCENTES”, diz uma das mensagens que estão viralizando na internet.

Checagem

Vídeo: é falso que Centauro faliu e está fazendo liquidação em site Liquida Tauro

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Alexandre de Moraes recebeu a “triste notícia” de que todos os acusados pelo 8 de janeiro eram inocentes? 2) O que diz o vídeo que sugere que todos os acusados pelo 8 de janeiro eram inocentes? 3) Como está o julgamento no caso que está sendo relatado por Alexandre de Moraes no STF?

É verdade que Alexandre de Moraes recebeu a “triste notícia” que todos os acusados pelo 8 de janeiro eram inocentes?

Não é verdade. Se você está acompanhando as notícias sobre o caso, já deve saber que os primeiros acusados já foram, inclusive, julgados e condenados. O vídeo que dá a entender que há uma “triste notícia” fala, na realidade, de uma sugestão da PGR em relação a alguns acusados.

O que diz o vídeo que sugere que todos os acusados pelo 8 de janeiro eram inocentes?

Na realidade, a PGR está encaminhando acordo de não-persecução penal para alguns dos acusados (na realidade, estão elegíveis 1.125 denunciados com crimes que têm pena de até quatro anos de condenação). O acordo visa evitar o julgamento no STF e transformar a pena em medidas alternativas (que inclui a prestação de serviços comunitários e a participação de um curso sobre democracia).

O acordo não se estende a todos os acusados e não significa que “todos eram inocentes”. Ao contrário disso, há a admissão da pena e afrouxamento das penas. Ao todo, de acordo com dados da própria PGR, 301 pessoas estão elegíveis a participar dos acordos e 10 foram fechados.

Como está o julgamento no caso que está sendo relatado por Alexandre de Moraes no STF?

O julgamento está na quarta rodada de apreciação. A primeira rodada foi em julgamento em Plenário e todas as outras etapas estão ocorrendo em Plenário Virtual. Algumas dezenas de pessoas já foram condenadas pelo STF.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Alexandre de Moraes recebeu a notícia de que todos os acusados pelo 8 de janeiro são inocentes. O vídeo contido no conteúdo de título enganoso fala de um acordo que se estende a parte dos réus, não é a “prova de inocência” e já há, inclusive, alguns condenados.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe o nosso link