Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo que está viralizando não é de Alexandre de Moraes fugindo do povo no Planalto

Vídeo que está viralizando não é de Alexandre de Moraes fugindo do povo no Planalto

Alexandre de Moraes foge correndo do Planalto após ser hostilizado pelo povo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Alexandre de Moraes fugiu correndo do Palácio do Planalto após ser hostilizado pela população.

Análise

Não é de hoje que um vídeo está circulando na internet com força. Ele mostra uma confusão em que um homem sai correndo por corredores e saguões.

Junto ao vídeo, estão circulando mensagens que apontam que o homem que fugiu seria Alexandre de Moraes. Os textos também apontam que o incidente teria ocorrido no Palácio do Planalto e o motivo da fuga seria a “indignação do povo”. Leia:

Versão 1: XANDÃO SAINDO CORRENDO NO PLANALTO não segura os b.o que faz Olha o nível NÃO AGUENTOU OUVIR AS VERDADES Versão 2: Olha só essa postagem do Antônio Cunha, não sei se é VERDADE, mas é o Xandão correndo e sendo filmado… Versão 3: urgente Alexandre de Moraes ditador de toga tirano correndo com medo Versão 4: Colocaram Alexandre de Moraes para correr Super Ministro Xandão correndo mais que o Sena Versão 5: Quebra Pau Ontem No STF. As Máscaras Estão Caindo. A Casa Tá Ruindo. Botaram o Cabeça de Ovo Pra Correr. Aguardem!!!

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Checagem

Não é de hoje que o vídeo está circulando na internet. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo às seguintes questões: 1) É verdade que Alexandre de Moraes fugiu correndo do Planalto no vídeo em questão? 2) Há notícias de Alexandre de Moraes fugindo correndo da população? 3) Qual é a origem do vídeo que está circulando na internet?

É verdade que Alexandre de Moraes fugiu correndo do Planalto no vídeo em questão?

Não. Ao analisar o vídeo, podemos ver claramente que não se trata do ministro do STF fugindo da população. Há um momento em que o sujeito é filmado de frente e é possível ver que não se trata de Alexandre de Moraes.

Há outros erros na mensagem: claramente, não se trata do Palácio do Planalto. O vídeo foi filmado nos corredores do Congresso, mais exatamente na parte que divide Senado e Câmara. Outro ponto: não se trata de alguém “correndo do povo” e sim alguém fugindo de uma “entrevista”.

Há notícias de Alexandre de Moraes fugindo correndo da população?

Não. Apesar de alguns episódios de hostilização contra o ministro do STF serem reais (como o que ocorreu na Itália no ano passado), não há qualquer registro de Alexandre de Moraes correndo daquela forma. É possível que ele, no alto dos 55 anos, não consiga dar um pique como do sujeito.

Qual é a origem do vídeo que está circulando na internet?

Não conseguimos encontrar exatamente o episódio (pedimos ajuda a vocês para identificar). O que sabemos é que a filmagem ocorreu no Congresso, que não se trata de uma fuga “de vaias” e que a pessoa do vídeo não é Alexandre de Moraes. O resto é lenda.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o vídeo que está circulando na internet seja do ministro do STF Alexandre de Moraes correndo da população. Não se trata dele no vídeo e a história que está viralizando é só mais uma fake news política que circula por aí.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).