Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Alexandre de Moraes tenha dito “o plano era me arrastar pelos cabelos” em entrevista ao O Globo

É falso que Alexandre de Moraes tenha dito “o plano era me arrastar pelos cabelos” em entrevista ao O Globo

Alexandre de Moraes disse que o plano de golpistas era me arrastar pelos cabelos, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O ministro do STF Alexandre de Moraes disse, em entrevista ao O Globo sobre golpistas, que “o plano era me arrastar pelos cabelos”.

Análise

Em meio a operações da Polícia Federal e decisões do STF que miram atos golpistas, está circulando na internet uma suposta declaração do ministro Alexandre de Moraes.

Uma suposta capa do jornal O Globo está circulando junto com mensagens que apontam que ele teria dito que “o plano” de golpistas era o “arrastar pelos cabelos”. Leia algumas das mensagens que estão circulando na internet:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: Alexandre de Moraes: “Eles iam me arrastar pelos cabelos”. Versão 2: ‘O plano era me arrastar pelos cabelos, diz Alexandre de Moraes em entrevista um ano após 8 de Janeiro.

Checagem

A história circulou muito na internet, principalmente entre grupos de pessoas que não nutrem simpatia por Alexandre de Moraes. Por isso, aqui estamos para fazer a checagem do conteúdo.

Para tanto, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Alexandre de Moraes disse, ao O Globo, que “o plano era me arrastar pelos cabelos”? 2) Qual é o contexto da fala real dele ao jornal O Globo? 3) O que Alexandre de Moraes disse em relação a ameaças de golpistas?

É verdade que Alexandre de Moraes disse, ao O Globo, que “o plano era me arrastar pelos cabelos”?

Não é verdade. Na realidade, o suposto print da página do O Globo não passa de uma montagem (que é bem latente ao observarmos a fonte utilizada na imagem) em cima de uma entrevista que Alexandre de Moraes realmente deu ao veículo.

Qual é o contexto da fala real dele ao jornal O Globo?

A entrevista em questão ocorreu no dia 4 de janeiro de 2024. O depoimento de Alexandre de Moraes fez parte de uma série do O Globo sobre os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. 

Na ocasião, ele falou sobre as investigações, emitiu opiniões sobre o que levou ao fatídico dia e citou, entre outras coisas, que havia planos de um atentado contra ele.

O que Alexandre de Moraes disse em relação a ameaças de golpistas?

A frase exata que ele disse foi a seguinte: “Eram três planos. O primeiro previa que as Forças Especiais (do Exército) me prenderiam em um domingo e me levariam para Goiânia. No segundo, se livrariam do corpo no meio do caminho para Goiânia. Aí, não seria propriamente uma prisão, mas um homicídio. E o terceiro, de uns mais exaltados, defendia que, após o golpe, eu deveria ser preso e enforcado na Praça dos Três Poderes”.

Em nenhum momento, ele disse que seria arrastado pelos cabelos ou qualquer coisa do tipo. Na realidade, a fala dele é tão grave (e baseada nas investigações) que a questão capilar (ou jocosa) deveria ficar em segundo plano.

Conclusão

Fake news ❌

Apesar de, de fato, ter citado ameaças sofridas por manifestantes golpistas, é falso que Alexandre de Moraes tenha dito ao Globo que o “plano era me arrastar pelos cabelos” em relação a ameaças.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).