Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Alexandre de Moraes tenha ordenado soltura de presos do 8 de janeiro por causa de Elon Musk

É falso que Alexandre de Moraes tenha ordenado soltura de presos do 8 de janeiro por causa de Elon Musk

Alexandre de Moraes começou a soltar presos do 8 de janeiro por causa de denúncias de Elon Musk, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O jornalista Alexandre Garcia informou que o ministro do STF Alexandre de Moraes começou a soltar os presos do 8 de janeiro por causa das “denúncias” de Elon Musk.

Análise

Na parte de “respostas” do Judiciário, as discussões com Elon Musk estão (pelo menos publicamente) encerradas. Porém, conservadores têm esticado a corda para compartilhar supostos efeitos da discussão.

Um vídeo do jornalista Alexandre Garcia falando da soltura de presos por conta do 8 de janeiro está circulando junto com legendas que apontam que essa seria um efeito “das denúncias” de Elon Musk contra o Judiciário brasileiro. Leia:

EFEITO ELON MUSK. APÓS AS DENÚNCIAS COMEÇARAM A SOLTAR OS PRESOS DO DIA 08 DE JANEIRO. QUEM VAI PAGAR PELOS SOFRIMENTOS DOS INOCENTES? AGORA COM A DENUCIAS DO ELON MUSK ELE VAI SOLTAR TODOS! SERA QUE ALEXANDRE DE MORAES ESTA AMARELANDO?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Como a história está sendo muito compartilhada na internet, estamos aqui para fazer a checagem do conteúdo respondendo às seguintes perguntas: 1) É verdade que Alexandre de Moraes mandou soltar presos do 8 de janeiro por causa de “denúncias” de Elon Musk? 2) Qual é o contexto do vídeo em que Alexandre Garcia fala da soltura de “patriotas”? 3) As denúncias de Elon Musk já surtiram algum efeito?

É verdade que Alexandre de Moraes mandou soltar presos do 8 de janeiro por causa de “denúncias” de Elon Musk?

Não. Não consta, desde o início das discussões entre Elon Musk e o Judiciário brasileiro, qualquer informação que aponte para soltura de presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Além disso, o vídeo que está sendo utilizado como prova foi compartilhado fora de contexto.

Qual é o contexto do vídeo em que Alexandre Garcia fala da soltura de “patriotas”?

O vídeo gravado por Alexandre Garcia é de agosto de 2023. Neste link da Gazeta do Povo, ele fala sobre a “carta de Arthur Virgílio Neto” e sobre a decisão do STF de soltar 162 pessoas que estavam detidas por causa dos atos de vandalismo. A soltura ocorreu por uma decisão que visava substituir as prisões por medidas cautelares até o julgamento dos acusados.

As denúncias de Elon Musk já surtiram algum efeito?

No caso 8 de janeiro, não. Por ser uma figura conhecida mundialmente, o fato de Elon Musk se posicionar em relação a algo (independentemente de estar certo ou não) causa impacto. Logo, ele fomentou o debate público.

Além disso, houve dois efeitos práticos: 1) A inclusão dele no inquérito das fake news. 2) O início de uma guerra de narrativas em redes sociais. No mais, nada.

Conclusão

Fake news ❌

Não é verdade que Alexandre de Moraes tenha mandado soltar presos do 8 de janeiro por causa das manifestações de Elon Musk. Não há nenhuma decisão neste sentido e o vídeo de Alexandre Garcia é do ano passado.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).