Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Alexandre de Moraes tenha censurado postagem de Bolsonaro com vídeo de Marco Aurélio Mello

É falso que Alexandre de Moraes tenha censurado postagem de Bolsonaro com vídeo de Marco Aurélio Mello

Alexandre de Moraes censurou vídeo de Marco Aurélio no perfil de Bolsonaro em redes sociais, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ministro Alexandre de Moraes censurou uma postagem do perfil de Bolsonaro em que o ministro Marco Aurélio Mello fala sobre as eleições de 2022.

Análise

Em meio aos debates sobre redes sociais, uma história daquelas tem circulado na internet. Ela aponta para o que seria uma “censura” de Alexandre de Moraes contra Bolsonaro.

Um vídeo do ex-ministro do STF Marco Aurélio Mello declarando voto em Bolsonaro nas eleições de 2022 está circulando junto com mensagens que apontam que o vídeo teria sido censurado da página de Bolsonaro por Alexandre de Moraes. Leia a mensagem que circula online:

O vídeo retirado é esse aqui. Esse foi o vídeo que o Alexandre de Moraes mandou apagar da página do Bolsonaro. Vamos viralizar!! SERÁ QUE O TSE VAI CENSURAR Senta o dedo O MINISTRO MARCO AURÉLIO TAMBÉM?

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Checagem

Quando se fala em censura, a história viraliza mesmo. Por isso mesmo que estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo. Isso será feito respondendo às seguintes questões: 1) O que diz o vídeo de Marco Aurélio Mello? 2) É verdade que Alexandre de Moraes tirou o vídeo da página de Bolsonaro? 3) O vídeo foi censurado por Alexandre de Moraes na internet?

O que diz o vídeo de Marco Aurélio Mello?

O vídeo é de uma entrevista de Marco Aurélio Mello ao Antagonista em 2022. Na ocasião, ele declarou voto no ex-presidente Jair Bolsonaro e falou que o STF “resolveu ressuscitar Lula politicamente”. O corte do vídeo pode ser visto abaixo:

É verdade que Alexandre de Moraes tirou o vídeo da página de Bolsonaro?

Não. Não consta em nenhuma fonte confiável qualquer informação sobre Alexandre de Moraes ter banido o vídeo. Até porque Marco Aurélio Mello deu a mesma opinião em diversas outras entrevistas em 2022. E nenhuma destas entrevistas foi “censurada”.

O vídeo foi censurado por Alexandre de Moraes na internet?

Não mesmo. De fato, não encontramos o conteúdo na página de Bolsonaro (possivelmente, porque nunca foi publicado). Porém, é possível encontrar o mesmo vídeo em páginas de outros políticos de direita (como neste exemplo) e até em conteúdos como no do boato.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o ministro do STF Alexandre de Moraes tenha censurado um vídeo de Marco Aurélio Mello falando sobre Lula e Bolsonaro. O vídeo continua circulando na internet e não tem nenhum lastro na realidade.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).