Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Alexandre de Moraes assumiu fraude nas eleições durante sessão do TSE

É falso que Alexandre de Moraes assumiu fraude nas eleições durante sessão do TSE

Alexandre de Moraes assumiu que houve fraude nas urnas nas eleições, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Alexandre de Moraes assumiu, durante uma sessão de julgamento no TSE, que houve fraude nas eleições de 2022. 

  Análise

Tem circulado na internet um vídeo de uma sessão de julgamento no TSE que provaria que “houve fraude nas eleições de 2022”. Nas imagens, o ministro Alexandre de Moraes cita uma eventual fraude no “percentual”.

Junto ao vídeo, há mensagens que apontam que esta seria uma “confissão” do ministro do STF. Leia a mensagem que está circulando na internet, a transcrição do vídeo e assista ao arquivo:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Transcrição: Eh incidiram em fraude realmente fica dentro do percentual que é aquele seguro crivo que a lei estabelece de trinta por cento. Já o eminente relator eh apesar de considerar regular uma das candidaturas entende que basta que uma delas não para que eh fraudada a lei nesse caso calma eu entendi eu entendi e eh ministro Raul e acho que é importante essa reflexão Mas na verdade o dispositivo é o julgamento da procedência das das próprias ações até declarando eu não entro nesse

Mensagem: *DIVULGUE EM TODAS AS REDES SOCIAIS.* *ALEXANDRE DE MORAES ASSUME QUE HOUVE FRAUDE NAS ELEIÇÕES.* *Safado admite que fraudou eleições e depois gagueja arrependido da própria denuncia.* Olha aí a casa caído ele assume que ouve fr@ude julgamento no caso das eleições

Checagem

Vamos responder a três perguntas. A primeira é se o ministro Alexandre de Moraes admitiu que houve fraude nas eleições no vídeo em questão. A segunda é em que contexto o vídeo com Alexandre de Moraes foi gravado. A terceira é o que ele quis dizer quando falou que houve fraude.

O ministro Alexandre de Moraes admitiu que houve fraude nas eleições no vídeo em questão?

Se estivermos falando em fraude nas urnas eletrônicas, a resposta é não. Quando a história viralizou, o próprio TSE veio a público desmentir a balela. A corte foi taxativa em apontar que não houve nada de “admissão de fraude” e explicou o que ocorreu no vídeo.

Em que contexto o vídeo com Alexandre de Moraes foi gravado?

O vídeo é de uma sessão do TSE realizada no dia 23 de maio de 2023. Na ocasião, estava sendo julgada uma denúncia de fraude contra o PTB na cota de gênero nas eleições municipais de Roteiro (AL). A denúncia era de que o partido havia burlado a cota mínima de 30% de gênero nas eleições.

O que ele quis dizer quando falou que houve fraude?

O próprio TSE explica que, no momento, Alexandre de Moraes e o ministro Raul Araújo divergiam sobre o caso. Foi aí que Alexandre de Moraes disse que havia fraude por parte do partido. O vídeo abaixo mostra o voto inteiro dele e revela que não tem “nenhuma admissão”.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Alexandre de Moraes admitiu que houve fraude nas urnas eletrônicas durante a sessão em questão do TSE. O vídeo em questão não teve qualquer relação com fraude nas urnas e já foi desmentido até pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm