Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo que mostra agressão em portaria de condomínio não é de Alexandre de Moraes

Vídeo que mostra agressão em portaria de condomínio não é de Alexandre de Moraes

Alexandre de Moraes foi agredido por bolsonaristas na portaria de condomínio, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O ministro do STF Alexandre de Moraes foi agredido na portaria de seu condomínio por bolsonaristas. 

  Análise

Está circulando na internet um vídeo de uma briga em um local que se assemelha a uma portaria de um condomínio. Nas imagens, um homem sem cabelo e com terno briga com um homem de camiseta regata por instantes até que outras pessoas intervêm.

Junto ao vídeo (que não iremos exibir aqui), mensagens em redes sociais dão conta de que a pessoa agredida seria o ministro do STF Alexandre de Moraes e que as agressões teriam sido feitas por bolsonaristas. Leia algumas das mensagens que estão circulando na internet:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1: Urgente: Ministro Alexandre de Moraes é agredido na portaria de condomínio por bolsonaristas de extrema-direita. Segundo informações, homens estavam de campana em frente ao prédio aguardando saída do ministro.

Versão 2: RECEBI E REPASSO!! 🚨URGENTE: Ministro Alexandre de Moraes é agredido na portaria de condomínio. Segundo informações, homens estavam de campana em frente ao prédio aguardando saída do Ministro.

Versão 3: 🚨 URGENTE 🚨 Segundo informações do zap o ministro Alexandre de Moraes foi agredido na noite de ontem após sair de seu apartamento para pegar o pedido do iFood. Segundo testemunhas o entregador se negou a subir, fazendo com que o iluministro descesse e fosse apanhado por bolsonaristas de extrema direita. 

Checagem

Na parte da checagem, vamos responder a algumas questões. A primeira é se, de fato, o homem agredido no vídeo é o ministro do STF Alexandre de Moraes. A segunda é onde ocorreu a agressão em questão. A terceira é se o ministro do STF Alexandre de Moraes sofreu alguma agressão recentemente.

O homem agredido no vídeo é o ministro do STF Alexandre de Moraes?

Não. Além de a história em questão não constar em nenhuma fonte confiável, uma pausa no vídeo revela que o homem que participou da briga claramente não é o ministro do STF Alexandre de Moraes. Além disso, a briga ocorreu em um local onde, aparentemente, ele não fixa residência.

Onde ocorreu a agressão em questão?

A placa mostra que a briga ocorreu na portaria de um condomínio no bairro da Mooca (em São Paulo). O homem que participa da briga é, aparentemente, um membro da equipe de segurança do local. Achamos notícias sobre ocorrências de brigas em condomínios do bairro, mas nenhuma com o vídeo em questão.

O ministro do STF Alexandre de Moraes sofreu alguma agressão recentemente?

O último incidente envolvendo Alexandre de Moraes ocorreu no aeroporto de Roma. Na ocasião, ele foi hostilizado por brasileiros e há a acusação de que seu filho (homônimo do ministro do STF) havia sido agredido. A mídia (ao contrário do que no caso da agressão do condomínio, o que reforça a tese de fake news) fez uma cobertura intensa sobre o assunto.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o ministro do STF Alexandre de Moraes tenha sido agredido na portaria de seu condomínio por bolsonaristas. O vídeo em questão mostra outra pessoa e a “informação” está apenas circulando em perfis simpáticos ao ex-presidente Bolsonaro.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)