Alberto Fraga será ministro das Relações Institucionais de Bolsonaro #boato

Boato –  Condenado a 4 anos de prisão em regime semiaberto, Alberto Fraga vai ser ministro das Relações Institucionais do governo Bolsonaro.

Desde o dia 28 de outubro de 2018, dia em que o Brasil conheceu o seu novo presidente, o país vive momentos de expectativa. Enquanto apoiadores do presidente eleito Jair Bolsonaro nutrem esperanças com o novo governo, críticos vivem momentos de tensão em relação ao “que pode vir”.

Muitos dos que criticam Bolsonaro ficaram indignados com uma informação que surgiu na internet (e foi até Trend Topic no Twitter) no dia 31 de outubro de 2018. Segundo publicações que andam circulando nas redes sociais, Bolsonaro teria nomeado Alberto Fraga (condenado a 4 anos de prisão em regime semiaberto) como ministro das Relações Institucionais.

A “prova” seria um vídeo no qual o futuro presidente convida o deputado federal pelo DEM. Confira uma das muitas mensagens que circulou online:

Alberto Fraga, deputado condenado a 4 anos de prisão, por CORRUPÇÃO ATIVA com provas e gravações em áudio, foi convidado por Bolsonaro para ser MINISTRO das Relações Institucionais. Ele exercerá seu cargo durante o dia e voltará para a prisão a noite. Ué…..essa vai pra você, que não aguentava tanta corrupção

Alberto Fraga será ministro das Relações Institucionais de Bolsonaro?

A notícia, claro, causou um grande mal estar em muitas pessoas, uma vez que uma das frentes da campanha de Bolsonaro era justamente o combate à corrupção. Mas será que Bolsonaro teria realmente nomeado Fraga e deixado de lado o combate à corrupção? A resposta é não. E se você quiser mais detalhes, vem que eu te conto essa história direitinho.

Vamos lá! Como dito antes, a história começou a circular nas redes sociais após a visita de Fraga à casa de Bolsonaro ainda durante o período eleitoral. Logo depois do encontro, Bolsonaro falou em um vídeo que Fraga “comandaria a bancada lá do Planalto”. E a declaração bastou para o caso viralizar.

Entretanto, nunca houve um convite oficial por parte de Bolsonaro. No comentário que ele faz no vídeo, inclusive, ele não diz em nenhum momento que Fraga “será meu novo ministro”. Tudo o que surgiu daí foi pura interpretação (e especulação).

Mesmo que tivesse convidado, parece que esses “convites em vídeo” não têm muito peso para Bolsonaro. Ele, por exemplo, já convidou (de brincadeira) Alexandre Frota para ser um de seus ministros. Além disso, durante sua entrevista para o Globo News, Bolsonaro chegou a convidar “dois dos entrevistadores” para comporem sua bancada.

Vale a pena ressaltar que, de acordo com as reportagens dessa semana, o Ministério de Relações Institucionais nem deverá existir. No dia 30 de outubro de 2018, Bolsonaro definiu o nome de 15 ministérios em seu novo governo. Com as fusões, eles devem chegar de 15 a 17 pastas.

Por fim, o próprio Bolsonaro fez questão de desmentir a informação, que tomou proporções enormes e pegou mal. No Facebook, Bolsonaro afirmou que irá anunciar os nomes dos novos ministros por suas redes sociais. Questionado em uma de suas fotos no Facebook sobre o caso, Bolsonaro reforçou que a história se trata de uma mentira.

Em resumo: a história que diz que Alberto Fraga será o novo ministro de Relações Institucionais do governo Bolsonaro é falsa. A informação surgiu após uma brincadeira de Bolsonaro (assim como no caso Alexandre Frota) e não passou disso. Não existe convite formal e o próprio Bolsonaro fez questão de desmentir o caso. Ou seja, #boato. Não compartilhe fake news!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

7 comentários em “Alberto Fraga será ministro das Relações Institucionais de Bolsonaro #boato

  • 05/11/2018 em 18:49
    Permalink

    Com ele é tudo brincadeira?! Convidou o fraga e o frota de brincadeira não, mas como deu ruim nas críticas voltou atrás. Assim como tentou dizer que era brincadeira quando falou dos quilombolas, mas não colou e foi condenado.

    Resposta
  • 05/11/2018 em 16:24
    Permalink

    Mas o Sr. Jair é o presidente eleito ou um fanfarrão? Será que ele não tem ainda noção da responsabilidade do cargo e fica fazendo galhofas nas redes? Que gracinha né?

    Resposta
    • 10/11/2018 em 02:12
      Permalink

      Os petralhistas choram pq todos tem q ser iguais a seu líder, o presidiário, esse sim condenado (e vai aumentar) com fartas provas, porém seus cúmplices insistem em defendê-lo, deve ser medo de chegarem neles.

      Resposta
  • 02/11/2018 em 12:12
    Permalink

    Um tanto quanto tendenciosa essa matéria. ..

    Resposta
  • 01/11/2018 em 21:39
    Permalink

    Mas quanta animação perante um condenado, será que o bandido ruim é só se for adversário?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)