Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Jornalista da RBS não foi impedido de ler manchete sobre rombo do governo Lula, pois a capa exibida era do dia anterior

Jornalista da RBS não foi impedido de ler manchete sobre rombo do governo Lula, pois a capa exibida era do dia anterior

Afiliada da Globo escondeu notícia sobre rombo do governo Lula ao vivo, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Afiliada da Globo no Rio Grande do Sul, RBS TV, deu ordens para jornalista não noticiar rombo do governo Lula ao vivo

Análise

Os dados sobre gastos públicos divulgados no final de janeiro de 2024 mostraram que o primeiro ano do governo Lula teve um déficit de R$ 230,54 bilhões. O valor é o segundo pior da série histórica do Tesouro Nacional, que teve início em 1997.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, a RBS TV, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul, teria impedido um jornalista de falar sobre o assunto ao vivo. Segundo a publicação, o jornalista iria fazer a leitura das manchetes do dia, quando a capa falando sobre o rombo do governo Lula apareceu. Ainda segundo a publicação, imediatamente, a RBS teria chamado a atenção do jornalista, que falou ao vivo que as capas não estavam certas e chamou a reportagem para não ter que falar sobre o rombo do governo Lula. Confira:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1: “#GRAVE Jornalista de emissora filiada a TV Globo trava ao vivo e não consegue noticiar o rombo do governo Lula”. Versão 2: “#GloboLixo Olha que vergonha o jornalista da Globo recebendo ordens no ponto para não ler capa de jornal que mostra o rombo do governo Lula…”.

A história rapidamente se espalhou pelas redes sociais, em especial, no X (antigo Twitter) e causou revolta entre brasileiros que não apoiam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar disso, a história apresenta algumas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

A partir daí, fomos atrás de mais informações e vamos te explicar, em três etapas, se essa história é digna de confiança ou não: 1) Qual o contexto por trás do vídeo que está circulando na internet? 2) É verdade que o jornalista da afiliada da Globo decidiu esconder notícia negativa sobre rombo do governo Lula? 3) A Globo escondeu uma capa negativa sobre o rombo do governo Lula?

Checagem

Qual o contexto por trás do vídeo que está circulando na internet?

O vídeo é um trecho retirado do jornal Bom Dia Rio Grande, da RBS TV, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul. As imagens foram gravadas, ao vivo, no dia 31 de janeiro de 2024, durante um quadro onde o jornalista lê as manchetes dos principais jornais do Rio Grande do Sul.

É verdade que o jornalista da afiliada da Globo decidiu esconder notícia negativa sobre rombo do governo Lula?

Não. No momento em que o jornalista chama o quadro e as imagens aparecem na tela, imediatamente, ele percebe que as manchetes estão desatualizadas. Por conta disso, ele explica para os telespectadores que as capas não estão certas e chama a próxima reportagem até que o erro seja corrigido. As capas exibidas no trecho do vídeo são do dia 30 de janeiro de 2024.

A Globo escondeu uma capa negativa sobre o rombo do governo Lula?

Definitivamente não. Como explicado anteriormente, as manchetes que apareceram no jornal do dia 31 de janeiro de 2024, na verdade, eram do dia 30 de janeiro de 2024. O conteúdo das capas já havia sido comentado no dia 30 de janeiro de 2024. A própria RBS TV publicou um vídeo mostrando que o jornalista já havia comentado sobre o rombo do governo Lula no dia 30 de janeiro de 2024. Além disso, após a história começar a circular nas redes sociais, outros serviços de checagem também desmentiram a publicação, indicando que, de fato, as capas estavam erradas e o conteúdo sobre o rombo do governo Lula já havia sido exibido no dia anterior.

Conclusão

Fake news ❌

A afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul, RBS TV, não pediu para jornalista não noticiar ao vivo rombo do governo Lula. Na realidade, o vídeo foi retirado do jornal Bom Dia Rio Grande, exibido no dia 31 de janeiro de 2024. Na oportunidade, o jornalista percebeu que as manchetes exibidas eram do dia anterior, dia 30 de janeiro de 2024, e já tinham sido comentadas. A página da RBS TV no Facebook publicou um vídeo onde mostra o mesmo jornalista comentando sobre o rombo do governo Lula no dia 30 de janeiro de 2024. Ou seja, a situação tratou-se de um equívoco e não de uma tentativa da emissora silenciar o jornalista ou o caso.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).