Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Aécio Neves diz que salário mínimo está muito alto, aponta boato

Aécio Neves diz que salário mínimo está muito alto, aponta boato

Aécio Neves teria dito que salários no Brasil estão altos demais, diz boato
Aécio Neves teria dito que salários no Brasil estão altos demais, diz boato

Boato – Durante 5º Simpósio Empresarial de Minas Gerais, Aécio Neves disse que salário mínimo está muito alto.

Na reta final das eleições presidenciais, a disputa entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, candidatos que irão disputar o segundo turno, está pegando fogo. Por si só, o pleito já deixa os eleitores à flor da pele. E como se não bastasse, a indecisão de Marina Silva e do PSB a qual candidato apoiar coloca mais lenha na fogueira.

Como de costume, as acusações não ficaram de fora. Seja nos debates eleitorais, seja na internet. E, este ano, com um bônus: as redes sociais estão colaborando para a rápida disseminação dessas informações. E como também não poderia faltar, as mentiras estão se espalhando na velocidade da luz.

Antes mesmo do resultado do primeiro turno, uma imagem de Aécio Neves com uma frase atacando o salário mínimo, já circulava na rede. Após o dia 5 de outubro, a imagem ganhou mais força e está circulando rapidamente pelas redes sociais. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O salário mínimo no Brasil está muito alto, o que vem prejudicando o lucro das indústrias brasileiras. Fala de Aécio Neves, durante o 5º Simpósio Empresarial de Minas Gerais

A imagem causou revolta em muitos brasileiros, mas será mesmo que o candidato do PSDB teria dito isso?

Vasculhando a rede, atrás de mais informações sobre o 5º Simpósio Empresarial de Minas Gerais, não encontramos nenhum dado que comprove a existência do evento. Aliás, o tal Simpósio só está relacionado com notícias a respeito da fala de Aécio. Não encontramos nenhum site, nenhuma cartilha, nenhum convite ou ainda, nenhuma cobertura sobre o evento.

Além disso, Armínio Fraga, consultor econômico de Aécio, foi entrevistado pelo jornal Estado de São Paulo. Em sua entrevista, Armínio afirma que o salário mínimo cresceu bastante nos últimos anos. Porém, a entrevista que encontramos na internet está cortada e não se sabe em qual contexto o consultor falava sobre o assunto.

Por conta disso, acredita-se que pessoas da oposição atribuíram a frase de Armínio a Aécio e, então, a confusão começou. Para acabar com a discussão, o PSDB até protocolou um projeto de lei na Câmara de Deputados, pedindo que a política do reajuste do salário mínimo se estenda até 2019.

Se Aécio disse essa frase a alguém que não deveria confiar, isso não sabemos. Mas agora, sabemos que ele não disse nada no 5º Simpósio Empresarial de Minas Gerais. Até porque o evento simplesmente não existe.