Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Advogado de Adélio estava na audiência de Lula em Curitiba #boato

Advogado de Adélio estava na audiência de Lula em Curitiba #boato

Boato – Kakay, advogado de Adélio Bispo de Oliveira, foi flagrado presenciando a audiência do ex-presidente Lula em Curitiba.

Já fazem mais de dois meses que Adélio Bispo de Oliveira atingiu o presidente eleito Jair Bolsonaro com uma facada na cidade de Juiz de Fora (MG). Em meio investigações sobre as motivações do crime, muita gente ainda levanta suspeitas. E uma foto que circula na internet está corroborando para algumas dessas teorias da conspiração.

De acordo com mensagens que começaram a circular no Facebook, o advogado de Adélio estava presente no depoimento que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu para a juíza Gabriela Hardt, em Curitiba, no dia 14 de novembro de 2018. A prova seria uma foto. Leia mensagens que circulam online:

Versão 1: Ôpa, olha o que nós temos aqui, o mesmo advogado do Adélio na audiência do Lula, mas eu acho que é só mais uma coincidência. Versão 2: Um dos quatro advogados de Adélio junto a HADDAD e tbm na audiência de LULA .

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 3: O que está na foto não é o advogado do Adélio. O da foto é o recalcado Jean Wyllys Eles acham que ninguém vai notar isso O advogado do Adélio na audiência do Lula??? Esse povo acha que a justiça é cega??? Aí têm!!!!!!!

Advogado de Adélio estava na audiência de Lula em Curitiba?

Bastou a imagem surgir na internet para que muita gente começasse a “cravar” que “aí tem coisa”. Mas será mesmo que o advogado de Adélio estava no depoimento do ex-presidente em Curitiba? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Neste caso, temos uma fake news em dois níveis. A primeira tese errada é a que aponta que a pessoa “destacada na imagem” (que não é uma montagem) é o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, mais conhecido como Kakay. Kakay é conhecido no meio jurídico por defender diversos políticos (na Lava Jato são 17 clientes). Porém, não é ele na imagem e tampouco ele está na defesa de Lula.

Como muita gente sabe, quem faz a defesa de Lula na Lava Jato é Cristiano Zanin Martins. Além de Kakay não fazer parte da “equipe” de Zanin, ele desmentiu a informação de que estava na audiência de Lula. Ao site da Rádio Metrópole, ele disse que estava na Bahia no dia do depoimento. Veja vídeo:

Se você assistiu ao vídeo, já sabe qual é a outra tese falsa que circula online: a que aponta que Kakay é quem defende Adélio. Na realidade, os advogados de Adélio no caso são Zanone Manoel de Oliveira Júnior, Fernando Costa Oliveira Magalhães, Marcelo Manoel da Costa e Pedro Augusto de Lima Felipe e Possa. Kakay não está na lista.

Vale dizer que não é a primeira vez que o nome de Kakay é relacionado a Adélio. Quando o advogado posou em uma foto com o então candidato à Presidência Fernando Haddad, também foi dito que ele era o advogado do homem que esfaqueou Bolsonaro. Na época, Kakay também desmentiu a ligação (mais detalhes estão nesta matéria da Agência Lupa).

Resumindo: a história que aponta que o advogado de Adélio, Kakay, estava na audiência de Lula é falsa. Nem Kakay estava em Curitiba durante o depoimento do ex-presidente nem ele atua no caso do atentado contra Bolsonaro. Mentira dupla.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.