Adélio Bispo vai dar entrevista no dia 5 de outubro e dizer que Bolsonaro armou atentado #boato

Boato – Adélio Bispo de Oliveira teve autorização para dar uma entrevista depois do fim do horário eleitoral, no dia 05/10. Ele vai dizer,  em rede nacional, que Bolsonaro armou o próprio atentado.

Dentre todos os boatos eleitorais que circulam online, uma boa parte deles trata, de alguma forma, do ataque sofrido pelo candidato Jair Bolsonaro (PSL) no dia 06/09. E a história de hoje fala diretamente de um “golpe” que envolve o nome de Adélio Bispo de Oliveira, homem que esfaqueou Bolsonaro.

De acordo com mensagens que circulam online, foi confirmado que ele está tramando um golpe contra Bolsonaro. A estratégia seria a seguinte: ele daria uma entrevista “em rede nacional” no dia 5 de outubro (sexta-feira anterior às eleições) na qual falaria que foi o próprio partido de Bolsonaro que mandou armar o atentado. Como o horário eleitoral já vai ter terminado, o candidato do PSL não teria como se defender. Leia a mensagem que circula online:

Versão 1: Golpe, Golpe, Golpe… Adelio foi autorizado a dar entrevista dia 5 sexta-feira depois q acabar o horário eleitoral. Fontes confiáveis e dignas viram os textos. Ele vai dizer q foi o próprio partido de Bolsonaro q armou tudo. Vai contar todos os detalhes. Não acreditem meus irmãos será a última cartada nojenta, nazista dessa gentalha vermes vermelhos. A TV vai ficar comentando na sexta a noite, sábado e domingo, quando Bolsonaro não terá mais como se defender. TEMOS Q PREPARAR TODO MUNDO DESDE AGORA! Passe p todos os amigos e irmãos. Repassem esse texto urgente e aos montes p não pegar ninguém de surpresa. Deus será conosco nessa batalha contra as hostes do inferno.

Versão 2: COMPARTILHEM SEM PARAR!! O BRASIL PRECISAR SABER ANTES DO DIA 5 QDO O BOLSONARO NÃO PUDER SE DEFENDER COM O ENCERRAMENTO DA CAMPANHA!! ADÉLIO FOI PAGO PRA MENTIR EM REDE NACIONAL E A MIDIA PODRE VAI DIVULGAR SEM PARAR!! ACORDA BRASIL!! DENUNCIA DO DELEGADO FRANCISCHINNI ! AS TVS JA AGENDARAM O PROGRAMA COM O “COITADO” QUE USA TREINAMENTO E FACA DO HAMAS COM CO2!

Adélio Bispo foi autorizado a dar entrevista dia 5 e vai entregar Bolsonaro?

A mensagem se espalhou freneticamente na internet. Mas será mesmo que há um plano envolvendo Adélio Bispo de Oliveira, uma entrevista no dia 5 de outubro em rede nacional e declarações contra Bolsonaro? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Há um fato curioso em toda essa história. Antes dessa versão “golpe em Bolsonaro” surgir na internet, havia uma versão que apontava que a “entrevista do dia 5” seria um “golpe para derrubar Haddad”. Seja de um lado ou de outro a premissa está completamente errada.

Antes de falar de “fatores externos”, vamos falar da mensagem em si. Primeiro, ela é vaga. Não diz para qual veículo vai ser a entrevista, em que condições e em que formato. Além disso, ela é alarmista, tem erros de português, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis (falar “fontes confiáveis” não vale como álibi). Ou seja, a mensagem fecha o “pacote completo de um boato”.

Ao pesquisar sobre o assunto, descobrimos que, de fato, há duas autorizações para Adélio Bispo dar entrevistas. As duas (uma para a Veja e outra para o programa Conexão Repórter, do SBT) ocorrerão no dia 27 de setembro (e não no dia 5 de outubro) e não têm nada de “ao vivo e em rede nacional”. É justamente o que aponta essa nota da Coluna Painel, da Folha.

Veja o que temos por enquanto: a mensagem tem todas as características de boatos e não encontramos nenhuma notícia sobre entrevistas marcadas para o dia 5 de outubro. Mas tem mais uma questão que merece ser abordado: o fator lógico.

Levando em conta que haveria uma entrevista no dia 5 (vai que a Justiça autoriza alguma outra entrevista) e a fonte “adivinhou” o que Adélio vai falar na entrevista, o que é pouco provável (isso é válido para textos dos dois lados que falam “em golpe”), qual seria o “peso” de uma declaração “bombástica” (e sem noção) de Adélio para a mídia? Provavelmente, pequeno.

Uma vez que ele já deu declarações que agiu sozinho e que as investigações já devem estar concluídas (pelo menos é o que aponta a previsão da PF), qualquer coisa “fora da curva” que ele declarar vai ser tratada mais como uma “mentira de um criminoso” do que outra coisa. Não se esqueça que todas as declarações que ele der devem passar pelo crivo de uma apuração jornalística. E, como vocês sabem (ou deveriam saber), não é tão difícil refutar hipóteses absurdas.

Resumindo: nem Adélio Bispo tem entrevista autorizada (pelo menos por enquanto) para o dia 5 de outubro, nem é possível “adivinhar” o que ele vai falar para os jornalistas (nem precisaria de entrevista, né), nem a história se trata de “um golpe” contra A ou B. Ou seja: a mensagem que circula online é mais um boato que está viralizando por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

13 comentários em “Adélio Bispo vai dar entrevista no dia 5 de outubro e dizer que Bolsonaro armou atentado #boato

  • 28/09/2018 em 07:45
    Permalink

    Estão se preparando para o segundo turno. Acredito que Bolsonaro ganhe no primeiro turno !

    Resposta
  • 26/09/2018 em 23:56
    Permalink

    Francamente,o dia da entrevista e’ o que menos importa!O fato é que ele dará,nao uma mas duas entrevistas!Isso não deveria ser chamado de “boato”

    Resposta
  • 26/09/2018 em 21:32
    Permalink

    Será que é boato
    Mesmo se for tem tantos vídeos de pessoas de peso difícil crer que seja boato é se nao for quero ver!!

    Resposta
  • 26/09/2018 em 07:40
    Permalink

    “Devem passar pelo crivo de uma apuração jornalística”.. em se tratando de Brasil isso vai por terra.

    Mas concordo contigo que ele pode falar o que quiser, mesmo que ele diga que tinha relacionamento amoroso com o Bolsonaro ele estará em descrédito, tendo em vista que desde o início já o classificaram como “louco”.

    Povo viaja demais.

    Resposta
  • 25/09/2018 em 18:59
    Permalink

    de quê adianta comentar, se não há acesso aos comentários publicados?

    Resposta
  • 25/09/2018 em 15:40
    Permalink

    O criminoso já tem, sim, 02 entrevistas autorizadas há dias pela Justiça. Verificar melhor. Não consegui postar links no comentário.

    Resposta
  • 25/09/2018 em 07:29
    Permalink

    Tomara mesmo que seja boato.
    Acho uma vergonha um criminoso dar entrevista.
    Se for assim por que não deixar o Lula falar?
    Por que não colocar o Fernandinho Beira Mar também?
    Cada vez com menos vontade de morar aqui.

    Resposta
  • 24/09/2018 em 22:37
    Permalink

    Gostaria muito de um comentário de vocês sobre o vídeo de mesmo teor do Senador Magno Malta. Está no YouTube com o título “Magno Malta adverte que mídia tentará usar Adélio para “derrubar” Bolsonaro na véspera…”. Obrigada!

    Resposta
  • 24/09/2018 em 22:30
    Permalink

    O próprio magno Malta está espalhando isso

    Resposta
  • 24/09/2018 em 21:13
    Permalink

    “O peso de uma declaração bombástica seria muito pequeno”. Táish brincando, mermão? Por via das dúvidas, conhecendo a confiabilidade dos comunistas, a cabecinha receptiva do povinho brasileiro (e do quanto valorizam um sanduba de mortadela), acredito piamente na possibilidade dessa trama, principalmente por já ter lido posts de petelhos em diversos canais do YT dizendo exatamente isso. Da esquerdalha podemos esperar sempre o pior dos mundos. Sorry, Edgard, mas continuo acreditando nessa possibilidade (diria até: probabilidade). A ESQUERDALHA ESTÁ EM ESTADO DE TOTAL DESESPERO.

    Resposta
  • 24/09/2018 em 19:55
    Permalink

    Este Adélio é um bandidinho muito dos sem vergonhas. Em qualquer outro país ele estaria embaixo da terra à muito tempo. Não vira de novo prá ficar enchendo o saco. Pelo jeito ainda vai perturbar muito, principalmente se o PT vencer as eleições, aí deve até ganhar uma boquinha lá prá cima.

    Resposta
  • 24/09/2018 em 19:46
    Permalink

    Como vocês estão dizendo que é boato se a entrevista prevista nem aconteceu?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)