Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Adélio Bispo tenha entregado que o PT é o mandante da facada contra Bolsonaro

É falso que Adélio Bispo tenha entregado que o PT é o mandante da facada contra Bolsonaro

Adélio Bispo entregou que o PT é o mandante da facada contra Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Adélio Bispo deu um depoimento falando que o PT foi o mandante da facada contra Bolsonaro. 

  Análise

Por algum motivo que desconhecemos, alguns vídeos apontados como bombásticos voltaram a circular na internet. Eles, em conjunto, apontam que, “finalmente”, Adélio Bispo de Oliveira, homem responsável pela facada contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, teria “entregue” que o PT é o mandante da facada.

Os conteúdos que vimos são um depoimento dele em um vídeo com a marca d’água da revista Veja, mensagens soltas apontando que o PT teria sido delatado e vídeos de influenciadores de direita alardeando para a “bomba”. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1: ADELIO ENTREGA MANDANTE DA FACADA! COMPARTILHEM MUITO! Versão 2: BOMBA 💣 💣💣 ADÉLIO BISPO ENTREGA O PT !!!! 👇 Versão 3: Adélio entrega os mandantes A confissão… de sua própria boca. E ainda tem quem diga que não houve facada. Versão 4: Adelio Bispo  desesperado. Abre o bico, e entrega os mandantes da facada  em Bolsonaro.

Transcrição: Porque em pouco tempo essa bomba vai sair e a bomba é o PT mandou Adélio Bispo matar o o até então candidato a presidência Bolsonaro e quem fala isso é o próprio assassino. Isso é uma bomba tão gigantesca a imprensa vai fazer de tudo pra abafar isso que eu acabei de falar. Então eu peço pra que você compartilhe o máximo possível. Eu fico por aqui, até a próxima, tchau

É importante citar que, em alguns dos casos, um vídeo está sendo compartilhado com legendas que apontam que as palavras de Adélio Bispo provam que a facada não foi forjada ou falsa. 

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas. 1) É verdade que Adélio Bispo entregou o PT como mandante da facada? 2) O que Adélio Bispo diz no vídeo que está circulando online? 3) Por outro lado, é verdade que o ataque a Bolsonaro foi forjado?

É verdade que Adélio Bispo entregou o PT como mandante da facada?

Não é verdade. Apesar de a tal teoria circular há muito tempo na internet, em nenhum momento Adélio Bispo anunciou que o PT mandou ele dar a facada em Bolsonaro. Depois de diversas investigações (que foram fechadas e reabertas), a polícia assegura que ele agiu de forma solitária.

O que Adélio Bispo diz no vídeo que está circulando online?

É justamente isso que ele diz no vídeo que está circulando na internet e pode ser visto abaixo. Adélio Bispo descreve como foi o dia do ataque ao ex-presidente e reforça que agiu de forma solitária (inclusive admitindo a autoria do crime).

Por outro lado, é verdade que o ataque a Bolsonaro foi forjado?

Conforme já falamos algumas vezes, esta alegação também é falsa. A própria confissão de Adélio e as investigações reforçam que Bolsonaro não só sofreu um ataque (e até hoje sofre com consequências disso) como também que Adélio Bispo é o autor da facada. Qualquer coisa que saia disso não passa de fake news.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Adélio Bispo fez uma delação e entregou que o PT é o autor da facada contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A história que está circulando na internet é uma fake news que está (com uma roupagem nova) voltando a circular.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm