Boato – Polícia Federal descobriu uma adega de vinhos que pertence a Joesley Batista. Tamanho do local é mostrado em vídeo.
Mais do que nunca, o nome dos irmãos Joesley e Wesley Batista está na mídia. Desde que eles entraram em acordo com o MPF, o público assiste estupefato a cada novo “capítulo” da novela “Delação da JBS”. O mais recente está em um vídeo que tem impressionado muitas pessoas na internet.
A filmagem mostra um homem espantado com o tamanho de uma adega de vinhos. Ao longo do vídeo, ele vai narrando as marcas das bebidas e a adega parece não ter fim. Para além disso, mensagens que vinham junto ao vídeo apontavam que o dono do local era ninguém menos do que Joesley Batista. Assista ao vídeo e leia uma das mensagens:
Adega de Joesley Batista foi filmada pela Polícia Federal?
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
O vídeo fez muito sucesso no Facebook e no WhatsApp, com direito a comentários sobre a fortuna dos irmãos Batista. Mas será mesmo que a tal adega é de Joesley? A resposta é não. Vamos aos fatos.
Se você prestar bem atenção, o início do vídeo fala “a maior adega que já vi aqui na Itália”. E é isso mesmo. Ela fica na Itália e, por sinal, não tem nada a ver com Joesley Batista.
O local filmado é a cantina do restaurante La Ciau del Tornavento, localizada na cidade de Freiso. De acordo com o site oficial do restaurante, a cantina é o orgulho dos donos do local. Ao todo, 65 mil garrafas de 2899 marcas e de 13 países diferentes estão no local. Imagens no Trip Advisor mostram que o local é o mesmo do vídeo. O vídeo abaixo mostra o local:
Para além disso, nem sites de notícias tampouco a Polícia Federal falaram qualquer coisa sobre o descobrimento de uma adega gigantesca de Joesley Batista. Se, de fato, houvesse a descoberta, viraria notícia com certeza.
Resumindo: a história que aponta que a Polícia Federal descobriu a adega de vinhos pertencente a Joesley Batista é falsa. O local da filmagem é a cantina de um restaurante italiano e não tem nada a ver (até onde sabemos) com a corrupção no Brasil.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.