Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > 900 advogados pedem habeas corpus de Lula e vão de vermelho ao tribunal #boato

900 advogados pedem habeas corpus de Lula e vão de vermelho ao tribunal #boato

Boato – 900 advogados se unem para pedir habeas corpus para o ex-presidente Lula e se vestem de vermelho para comparecer ao STJ.

A prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em abril de 2018, ainda tem gerado bastante repercussão. Após cumprir um ano da sua pena, a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, na última semana, a redução de pena do ex-presidente.

Com essa decisão, a pena (que antes era de 12 anos e um mês) passa para 8 anos e dez meses de prisão. A resolução abriu caminho para um pedido de regime semiaberto que deve ser proposto por um grupo de juristas.

E segundo publicações que andam circulando nas redes sociais, um grupo de advogados já teria se organizado para solicitar um habeas corpus para Lula. “Surreal! 900 advogados em favor da democracia, apresentam habeas corpus em favor de Lula e, chegam todos de vermelho no Tribunal!”, diz a mensagem. Confira outra versão da história:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

“Olha só o nível desses advogados. Eles que deveriam estar do lado da justiça e da lei estão do lado de um bandido de “colarinho branco”, isso tudo por causa de seus cabrestos ideológicos de esquerda. São cúmplices da corrupção e desse mal caráter de nove dedos. Bando de gado militante!”.

900 advogados pediram habeas corpus de Lula e foram de vermelho ao tribunal?

A informação viralizou na internet. Afinal, é um número bastante relevante de advogados “uniformizados”. Mas o que nem todos se perguntaram é se a história é realmente verdadeira. E bem, o fato é que essa informação não parece o que é. Vamos aos fatos!

Para começo de história, a mensagem apresenta algumas dass principais características de fake news na internet: é vaga, alarmista, possui erros de português e não cita nenhuma fonte confiável.

Para além disso, o próprio caráter da mensagem (que busca acirrar a polarização) já nos deixa desconfiados. Vale ressaltar também que, dependendo do Tribunal, há uma exigência de vestimenta para se entrar no local (geralmente, trajes formais). Ou seja, advogados não poderiam entrar de camiseta. E, além de tudo, os tribunais costumam ter espaço reduzido, não comportando um grande número de pessoas.

Resolvemos, então, buscar por mais informações sobre uma possível mobilização de 900 advogados em prol do pedido de habeas corpus de Lula, mas nada encontramos. Descobrimos que, em 2018, logo após a prisão do ex-presidente, a militância petista distribuiu diversas petições padronizadas e enviou 250 pedidos de habeas corpus ao Supremo Tribunal de Justiça. Em julho de 2018, a presidente do STJ rejeitou 143 deles.

Foi aí que resolvemos observar os detalhes da foto e percebemos que, nas camisetas, há o nome “Projeto STJ”. Ao buscar por mais informações sobre o projeto, descobrimos que a foto foi tirada durante um aulão do cursinho preparatório Grancursos para o concurso do STJ. A imagem, inclusive, está na própria página do curso no Facebook.

Em resumo: a história que diz que 900 advogados foram ao tribunal vestidos de vermelho para pedir um habeas corpus para o ex-presidente Lula é falsa! Além de não termos encontrado outras informações sobre a história, a foto, na verdade, foi tirada durante um aulão de um curso preparatório para o concurso do STJ. Ou seja, a história é apenas balela e não vale a pena ser compartilhada!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.