Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Maioria de voto nulo cancela eleição e troca candidatos #boato

Maioria de voto nulo cancela eleição e troca candidatos #boato

Boato – Se 51% dos votos de uma eleição forem nulos, a eleição é cancelada e candidatos são trocados. Voto nulo cancela eleição.

De dois em dois anos, uma história volta a circular na internet: a de que voto nulo anula eleição. O motivo, invariavelmente, é a baixa qualidade dos candidatos a cargos eletivos no Brasil. Em 2014, o Boatos.org desmentiu uma história que falava sobre o assunto. Porém, um novo texto começou a circular online neste ano. A mensagem, que circula por Facebook e WhatsApp, dá conta que, além da eleição ser anulada, os candidatos também seriam trocados:

Voto Nulo – SAIBAM COMO SE FAZ. Será que teremos que exercer o *voto NULO* nas *próximas eleições?! ENTENDA PORQUE DE NÃO EXISTIR A *TECLA NULO* SE *CADA UM* DE NÓS INFORMAR *10 OU 20 PESSOAS* E ESTAS, POR SUA VEZ, TAMBÉM *DIVULGAREM* PARA A SUA LISTA DE CONTATOS E ASSIM SUCESSIVAMENTE…. *EM BREVE* TEREMOS UM NÚMERO SUFICIENTE DE PESSOAS ESCLARECIDAS QUANTO *AO VOTO NULO.* *LEIAM COM ATENÇÃO* O TEXTO ABAIXO PARA *ENTENDER MELHOR.* *VOTO NULO = 000 + TECLA VERDE*

*_Você sabe como eliminar 90% dos políticos corruptos em uma única vez ?_*cIsso mesmo, *em uma única vez.* Preste muita *atenção*: Você sabe para que serve o *VOTO NULO ?* Acredita-se que menos de *1% da população* saiba algo sobre isso. Ridículo a *preservação da ignorância* neste país…. *Então, vamos a um exemplo:* Imagine uma eleição qualquer, em que os candidatos sejam: 👉AÉCIO NEVES 👉GERALDO ALCKMIN 👉SERRA👉EDUARDO CUNHA👉MICHAEL TEMER, entre outros.

Campanha vai e campanha vem, você se acha na obrigação de escolher uma dessas figuras ( *o tal do* *”menos ruim”* ) e com isso *acaba afundando* mais o nosso país! Mas, aí você diz: *”Nesse caso, não temos saída”.* ✅ *Engano seu.* O QUE VOCÊ NÃO SABE É QUE, SE NUMA ELEIÇÃO *HOUVER MAIORIA DE “VOTOS NULOS”**É OBRIGATÓRIO HAVER NOVA ELEIÇÃO COM CANDIDATOS DIFERENTES* DAQUELES QUE PARTICIPARAM DA PRIMEIRA!!! *Ainda não entendeu ?*

Se, no exemplo de eleição acima, *_você e muita gente votasse nulo_*, seria obrigatório haver uma *NOVA ELEIÇÃO* e esses ~pilantras~ não poderiam concorrer ao mesmo cargo político, *pelo menos por mais 4 anos !* Agora você entendeu *por que isso nunca foi divulgado ?*

*Segundo a legislação Brasileira*, se a eleição tiver *_51% de votos nulos_*, o pleito é *ANULADO* e novas eleições têm que ser *convocadas imediatamente*; e os candidatos não eleitos ficarão *IMPOSSIBILITADOS DE CONCORRER NESSA NOVA ELEIÇÃO !!!* *É disso que o Brasil precisa:* Um susto nessa gente! Esta campanha vale a pena! *N U L O neles !!!* *DIVULGUE*, PELO MENOS COMO UM TRABALHO DE UTILIDADE PUBLICA, *_PARA QUE AS PESSOAS SAIBAM SEUS PRECIOSOS DIREITOS ELEITORAIS !_*

Voto nulo cancela eleição?

Assista ao desmentido em vídeo

Na teoria, isto poderia empolgar as pessoas. Afinal, se não temos opção é melhor não votar em ninguém, certo? Errado. Porque a informação é falsa. Não sei se você se lembra, mas quando acontecem as apurações das eleições há o termo “votos válidos”. Esses votos válidos são todos os votos do pleito, descontados os votos brancos e nulos. E são eles que decidem quem é eleito ou não.

Ou seja, se os votos válidos decidem quem ganha as eleições, o que acontece com os votos nulos? Elementar, meu caro, são anulados. Em 2006, o ministro do STF, Março Aurélio Mello, que era presidente do TRE, desmentiu a tese do voto nulo cancelar eleição em uma entrevista para o jornal Folha de S. Paulo. De acordo com o ministro, se uma eleição tiver 60% dos votos nulos, apenas 40% seriam considerados válidos. Ou seja, para alguém ser eleito só precisaria do 20,01% dos votos totais (que seria mais de 50% dos votos válidos).

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Marco Aurélio também explicou que há uma leitura equivocada do artigo 224, que aponta que se a nulidade atingir mais da metade dos votos, a eleição é cancelada. Na realidade, o termo “nulidade” se refere a votos fraudados ou perdidos como, por exemplo, nos casos de uma pessoa votar no lugar de outra ou os votos serem perdidos na urna eletrônica. Nada a ver com voto nulo.

O exemplo de eleição anulada aconteceu no Rio de Janeiro, em 2008. A cidade de Bom Jesus de Itabapoana (Rio de Janeiro) teve a eleição anulada após 89% dos votos serem anulados. Detalhe: não foi 89% dos votos nulos e sim 89% de votos para candidatos que tiveram a candidatura impugnada. Outro detalhe: um dos candidatos conseguiu ter o registro aceito na Justiça e se elegeu. Ou seja, o “cancelamento foi cancelado”.

Sendo assim, podemos afirmar e reafirmar com todas as letras que se a maioria de votos forem nulos em um pleito, o máximo que você vai conseguir é ajudar a eleger o mais votado pela população. Voto nulo não cancela nem eleição de síndico.