Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo de Lula falando sobre sítio de Atibaia é encontrado #boato

Vídeo de Lula falando sobre sítio de Atibaia é encontrado #boato

Boato – Vídeo antigo mostra dona Marisa e Lula falando sobre o sítio de Atibaia. A casa caiu para o ex-presidente.

Se a política no Brasil fosse, de fato, uma série, estaríamos em vias de terminar uma das temporadas. Uma das ramificações da trama é, sem dúvida, o processo de Lula que está nas mãos do juiz Sérgio Moro. O magistrado da Lava Jato está prestes a dar o veredicto em primeira instância para o ex-presidente. Em meio à expectativa da sentença, uma informação tem bombado na web.

Um vídeo antigo de Lula jogando futebol e com a fala de dona Marisa Letícia seria, de acordo com alguns sites, a prova final de que o sítio de Atibaia é, de fato, do ex-presidente. Leia o texto que circula online e assista ao vídeo:

E agora? Vídeo antigo de Lula falando sobre o sítio de Atibaia está bombando na internet. Um vídeo no qual Marisa e Lula aparecem falando sobre o sítio de Atibaia voltou a circular na internet Na época, eles jamais cogitaram que o imóvel poderia pertencer a um amigo da família.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

“O que ele mais gosta … no final de semana que ele está em casa … é ir pro sítio” diz a esposa do ex-presidente. Na peça publicitária, que foi feita para uma campanha eleitoral, Lula diz o seguinte: ” Quando nós vamos pra lá, eu gosto de jogar buraco, gosto de jogar dominó, eu gosto de jogar truco […] eu gosto de cozinhar no fogão de lenha que eu tenho […] ” .

Vídeo de Lula falando sobre sítio de Atibaia foi encontrado?

A postagem fez, de fato, muito sucesso na internet. O vídeo no Youtube teve mais de 400 mil visualizações em apenas quatro dias. Mas será que, de fato, o vídeo de Lula é a prova de que o sítio de Atibaia é do ex-presidente. A resposta é não. Vamos aos fatos.

Esta não é a primeira que o vídeo viraliza na internet como uma “denúncia”. Em fevereiro de 2016, a mesma filmagem viralizou e a equipe do ex-presidente explicou que o vídeo (feito para a campanha presidencial de 2002) não foi gravado no famigerado sítio de Atibaia e sim em uma chácara em São Bernardo do Campo que pertence a Lula. Leia:

O deputado federal Bruno Covas manipulou um vídeo da campanha de Lula em 2002, filmado em chácara de sua propriedade em São Bernardo do Campo, para alimentar boatos contra a honra do ex-presidente. Certamente, não é esse tipo de comportamento que os paulistas e os brasileiros esperam de seus representantes eleitos. Não compartilhe boatos. Espalhe a verdade.

O sítio “Los Fubangos” foi tema de algumas reportagens na mídia. De acordo com O Globo, a propriedade foi “trocada” pelo sítio de Atibaia. A Folha afirma o mesmo nesta reportagem (que tem uma foto de Lula no sítio em 2001 e que coincide com a filmagem).

Resumindo: quem vai falar se o sítio de Atibaia é ou não de Lula será a justiça. O que podemos falar por enquanto é que o vídeo utilizado na campanha de 2002 não prova nada porque a filmagem foi feita em outro local.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.