Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Sérgio Moro é professor na UFPR, não vai trabalhar e recebe salário #boato

Sérgio Moro é professor na UFPR, não vai trabalhar e recebe salário #boato

Boato – Juiz da Lava Jato, Sergio Moro ganha como professor da Universidade Federal do Paraná, mas não comparece às aulas.

Depois da divulgação do telefonema de Dilma Rousseff a Lula, pelo juiz federal Sergio Moro, o país ficou bastante agitado. As opiniões já divergentes sobre o juiz da Lava Jato se acirraram e muitas pessoas criticaram a atitude do magistrado, considerando-o partidário.

De qualquer forma, as histórias envolvendo Moro não começaram apenas depois da divulgação das ligações telefônicas de Lula. No Boatos.org desmentimos um monte de balelas envolvendo o juiz, para bem e para mal. E hoje, aqui estamos novamente.

Boato diz que Sergio Moro é professor fantasma da UFPR
Boato diz que Sergio Moro é professor fantasma da UFPR

Uma mensagem postada no Facebook está afirmando que Sérgio Moro é professor fantasma da UFPR. Segundo a informação, o juiz tem o cargo na universidade paranaense, recebe por ele, mas não leciona.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Confira o recado:

O Moro é prof na UFPR, não vai trabalhar e recebe salário, todo ano a universidade move processo ADM e no MP o processo chega a divisão que ele trabalha e é arquivado.

O guerreiro contra a corrupção recebe sem trabalhar e ainda delibera ou orienta processos em causa própria.

O pau que bate em Chico não bate em Francisco.

Postada com uma mensagem bem crítica sobre a postura de Moro, essa história está se espalhando rápido. Porém, é falsa. Vamos às verdades:

– O juiz Sérgio Moro de fato é professor de Direito Processual Penal na UFPR. Ele leciona na universidade desde 2007 e atualmente acumula a função de professor com as demandas da justiça federal.

– Moro leciona presencialmente aos alunos do quarto ano de Direito, no período noturno, segundas das 21h às 22h40 e terças-feiras das 21h às 21h50. Tanto é assim, que consta no horário de aulas do Departamento de Direito da UFPR.

– A informação de que Moro desenvolve processos em seu favor também não está devidamente certa. Em 2012, quando foi convidado a ser assistente da ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, no caso do Mensalão, o juiz pediu que suas três aulas semanais se concentrassem às sextas-feiras à noite. Por haver uma portaria da UFPR que não permite três aulas seguidas de uma mesma disciplina, o juiz teve seu pedido negado e abriu processo na Justiça Federal – como autor, não como o responsável por deferir o processo. Isso foi feito pela juíza Claudia Cristina Cristofani que definiu não haver obrigação da UFPR em atender a Sergio Moro. E foi isso, ele perdeu a ação, fim da história.

Considerando o tipo da corrente, os erros de ortografia e o tom nada isento da mensagem, bem se percebe que se trata de um típico boato que junta informações minimamente reais e acrescenta mais um monte de mentiras. Recapitulando, portanto, Moro é professor de verdade da UFPR, e dá aula duas vezes por semana na instituição.

PS: Esse artigo foi uma sugestão das leitoras Lícia Paulo, Angelita Dutra, Penélope Sampaio, Luciana Leal e de Adriano Lunguinho. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.