Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Deputados do PT vão renunciar se Dilma sofrer impeachment #boato

Deputados do PT vão renunciar se Dilma sofrer impeachment #boato

Boato – Deputados integrantes do PT (Partido dos Trabalhadores) vão deixar o Congresso se Dilma perder na Câmara e sofrer impeachment. Vão fazer renúncia coletiva. 

E cá estamos nós. Pode ter certeza que até os deputados decidirem se Dilma vai sofrer impeachment, muita historinha vai rolar na internet. E a última delas vem de diversos blogs que viralizaram no Facebook: os deputados do PT iriam renunciar se Dilma sofresse o impeachment. Leia uma das versões do texto:

Deputados do PT vão renunciar se Dilma sofrer impeachment, diza boato
Deputados do PT vão renunciar se Dilma sofrer impeachment, diza boato

Deputados PT Farão Renúncia coletiva se Dilma sofrer Impeachment

A decisão ocorreu após as comissões se posicionarem “em respeito à legalidade e às prerrogativas dos deputados da oposição Os membros do governo Dilma Russel pedirão renúncia coletiva caso a presidente sofra o impedimento do governo, em nota pública assinada por 17 deputados. A decisão ocorreu após as comissões se posicionarem “em respeito à legalidade e às prerrogativas dos deputados da oposição, mesmo antes de ser publicada a notícia de que todos parlamentares do PT(partido dos trabalhadores), com dezenas de deputados não investigados, havia sido grampeado”, em referência à Operação Lava Jato. Segundo a nota pública, o texto, que havia sido publicado na página da Comissão de Política Criminal e Penitenciária, foi desautorizado e apagado após oPP e PRB se reunir e decidir apoiar o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Diz a nota: “Infelizmente, a politica parece seguir rumos contrários àquilo que historicamente foi seu mister e alia-se a posições que propõem mais uma triste ruptura democrática em nosso país. deputados que somos, manteremos nosso juramento de defender o Estado Democrático de Direito, o que não pode ser feito ao mesmo tempo em que integramos comissões da mesma câmara de deputados que assume a presente postura institucional a favor da destituição de uma presidente eleita e é leniente com violações crassas às prerrogativas de todo o povo que a elegeu.

Deputados do PT farão renúncia coletiva?

Usando a lógica e o bom senso já dá para perceber que a história é mais falsa do que nota de três reais. Vamos aos fatos.

Quem nesse mundo acreditaria que o PT após perder a presidente da República iria aceitar perder 17 deputados. Isso seria exatamente como um haraquiri (suicídio) político. Está mais do que claro que se Dilma sofrer impeachment, o PT vai começar a fazer oposição pesada contra o governo de Temer. E aí, os deputados serão de suma importância.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Ok. A gente resolveu acreditar que há um mínimo de chances de isso acontecer e partimos para a pesquisa. E não é que encontramos a tal nota. Só que não era de deputados e sim de advogados. Após a OAB apoiar o impeachment, 17 advogados pediram renúncia do órgão no Espírito Santo. Esta matéria do site da Brasileiros fala sobre o assunto.

Quem acompanha o Boatos.org (se não acompanha, siga-nos nas redes sociais) sabe que este tipo de tática de pegar um texto e modificar só os personagens é clássica de sites caça-cliques no Facebook. O procedimento deles é simples: pegam um texto, modificam o personagem para criar uma história bombástica, saem divulgando e até compram alguns anúncios no Facebook e mais um boato está feito. A história do Jean Wyllys ir embora do Brasil foi justamente uma modificação de um texto de Lobão.

Resumindo: a lógica e toda a nossa investigação (nem foi tão difícil assim) mostram que os deputados do PT não vão renunciar se Dilma cair. Eles vão continuar, só que em vez de defender, vão atacar o governo.

PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitor José Carlos Júnior. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.