Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Balela: Dilma usou ponto eletrônico durante debate com Aécio na Band

Balela: Dilma usou ponto eletrônico durante debate com Aécio na Band

Boato diz que Dilma usou ponto eletrônico nas eleições
Boato diz que Dilma usou ponto eletrônico nas eleições

Boato – Dilma Rousseff teria se utilizado de ajuda do ponto eletrônico durante o debate com Aécio Neves na TV Bandeirantes.

O segundo turno das eleições presidenciais de 2014 começou pegando fogo. Desde que os eleitores escolheram Dilma Rousseff e Aécio Neves para decidir quem vai ser o próximo presidente do Brasil, boatos e ataques começaram a se multiplicar na propaganda eleitoral e, claro, na internet.

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

Vamos ser sinceros. Nenhum lado é santo nessa história. Tanto simpatizantes de Dilma como de Aécio têm carregado nas cores e até inventado lorotas para atacar o “inimigo” durante o pleito. O último tiro disparado pela artilharia de guerra veio após o primeiro (e explosivo) debate presidencial transmitido pela TV Bandeirantes.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Um dia após o debate, começou a aparecer na internet a “denúncia” de que Dilma estaria usando o recurso do ponto eletrônico (ou seja, um microfone no ouvido em que alguém ditava o que falar) para o debate. Leia versões do que apareceu na web:

Dilma usou ponto eletrônico para debater com Aécio

Dilma direto ao ponto

Começou a circular na internet foto mostrando que Dilma, no debate de ontem na Band, usou ponto eletrônico, por onde um assessor passava as respostas mais complexas, como estatísticas e números de leis. Lembram que ela gaguejava do nada, de quando em vez? E às vezes ajeitava o cabelo? Era o ponto eletrônico. Mais um truque sujo nesta campanha de mentiras do PT.

Junto às mensagens, estava a prova cabal: uma imagem mostrando o suposto ponto eletrônico na orelha esquerda da presidente e candidata à reeleição. O assunto logo se espalhou em blogs e redes sociais. Mas aí fica a pergunta: será que é verdade que Dilma usou ponto eletrônico?

Essa nem deu muito trabalho para desvendar. A primeira prova da balela está na própria foto, que seria uma suposta imagem ampliada que mostrava o ponto. Fizemos a medida da parte destacada e da parte aumentada. Chegamos à conclusão que a parte aumentada era cerca de cinco vezes maior do que a parte destacada na imagem (o quadradinho).

Bem, resolvemos ampliar cinco vezes a imagem original. E o que achamos? Isso mesmo: nada, nadinha, nadidinha. Só o que temos é uma orelha gigante sem ponto eletrônico.

Imagem ampliada orelha de Dilma

Pois bem, você deve ter achado que a minha perícia foi amadora. E o que você me diz dessas fotos de Dilma e Aécio durante o debate. Aliás, será que quando Aécio se aproximasse assim dela (quanto amor entre os dois), será que ele não gritaria “rá. Um ponto eletrônico, produção”.

650x375_dilma-aecio_1456097

20141015082518_1412856010810-debate-dilma-e-aecio

0

Olhem as imagens e tirem as suas conclusões. Em 2010, a bola já tinha sido levantada. E até Reinaldo Azevedo, que não nutre muita simpatia pela presidente, apontou que “achava” que ela não teria usado ponto algum. Claro que no texto, ele deu uma alfinetada em Dilma.

Bem, com essas provas dá para se dizer que Dilma não usou ponto eletrônico nas eleições. Esse é mais um boato que se espalha. Até próxima, galera. Será que o boato virá da direita para esquerda ou da esquerda para a direita?

Em tempo: se você quiser assistir ao debate, olhe o vídeo aí:

PS: esse artigo foi uma sugestão do leitor Vitor Mendes no Fórum do Boatos.org no Facebook. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.