Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Opinião > Coalizão CheckBR faz maratona de 48 horas contra desinformação eleitoral

Coalizão CheckBR faz maratona de 48 horas contra desinformação eleitoral

Coalizão CheckBR faz maratona de 48 horas contra desinformação eleitoral

Boatos.org e mais seis sites de checagem vão realizar uma força-tarefa no fim de semana do primeiro turno das eleições para checar e desmentir notícias falsas em coalizão CheckBR.

Sete organizações de checagem de fatos vão se reunir entre os dias 1º e 2 de outubro para combater, em uma maratona de 48 horas, as principais desinformações sobre as eleições. No fim de semana do primeiro turno, essas plataformas vão mapear conjuntamente redes sociais e aplicativos de mensagens em busca de boatos e mentiras em larga escala que atinjam milhões de eleitores no momento em que estão decidindo seus votos.

A coalizão, chamada CheckBR, terá a colaboração de AFP Checamos, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa. O objetivo é que, com a livre reprodução de checagens entre os parceiros, mais brasileiros sejam alcançados com informações verificadas e confiáveis.

A colaboração reedita e amplia iniciativa criada para a cobertura do segundo turno das eleições presidenciais de 2018, em que organizações de verificação também atuaram juntas para combater um fluxo sem precedente de desinformação. Àquela época, seis veículos publicaram, durante 48 horas, 50 matérias com checagens de fatos que desmentiam informações falsas ou enganosas sobre a votação e o sistema eleitoral.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Todas as checagens publicadas e republicadas pelas organizações serão marcadas nas redes sociais com a hashtag #CheckBR, de modo que a busca por informações confiáveis fique mais fácil. A iniciativa conta com o apoio institucional da Ajor (Associação de Jornalismo Digital).

Boatos.org terá publicações especiais no fim de semana das eleições

Além de criar uma página que será atualizada em tempo real com as principais fake news dos dias 1º e 2 de outubro, o Boatos.org, na seção A Semana em Fakes, vai publicar uma lista de 50 fakes news que viralizaram no período eleitoral no sábado. No domingo, vamos publicar 10 vídeos em nossas redes sociais e no site com as principais fake news que viralizaram no primeiro turno das eleições.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso