Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Não há qualquer comprovação de que Vladimir Putin tenha sofrido um infarto e boato foi negado pelo Kremlin

Não há qualquer comprovação de que Vladimir Putin tenha sofrido um infarto e boato foi negado pelo Kremlin

Vladimir Putin sofreu um infarto e está usando dublê em aparições públicas, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – O presidente da Rússia Vladimir Putin sofreu um infarto, foi encontrado caído no chão e está usando um dublê em aparições públicas. 

  Análise

Nas últimas horas, começaram a circular na internet mensagens e até notícias internacionais que apontam que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, teria sofrido um ataque cardíaco e teria sido encontrado caído em um apartamento na cidade de Moscou.

As matérias, algumas de tabloides britânicos, citam como fonte da informação um perfil do Telegram chamado General SVR (que seria de um ex-funcionário do Kremlin). Algumas publicações apontam para “reuniões de emergência” e “divulgação em todas agências internacionais”. Há, ainda, a informação de que ele estaria sendo representado por um dublê. Leia um exemplo:

Putim TODAS AGÊNCIA DE NOTÍCIAS OCIDENTAIS ESTÃO REPORTANDO ESSA NOTÍCIA NAS ÚLTIMAS HORAS. Putim teria sofrido um infarto. Putim teria tido uma crise cardíaca enquanto jantava em sua residência isso foi afirmado pelo canal SVR, dirigindo por um ex-funcionário.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Uma reunião da Agência Estatal Russa para emergência nacionais no distrito de Kiev foi interrompida para apurar mais informações. O acontecido foi ontem (domingo) por volta dias 21:05 hora de Moscow. Resta esperar por mais detalhes e por uma confirmação de fontes oficiais

Checagem

Para tranquilizar (ou não), vamos responder às seguintes questões na parte da checagem do conteúdo: 1) É verdade que Vladimir Putin sofreu um ataque cardíaco nos últimos dias? 2) A fonte da informação que divulgou a história de ataque cardíaco é confiável? 3) O que pessoas próximas a Putin falam sobre o caso?

É verdade que Vladimir Putin sofreu um ataque cardíaco nos últimos dias?

Não há nenhuma comprovação disso. Apesar de sites de notícias como, por exemplo, a Sky News da Austrália e tabloides britânicos como o Mirror e Express terem falado sobre o assunto, a “fonte da informação é um canal do Telegram e as informações foram classificadas como “não-verificadas” (outra palavra para boato).

Além disso, é dito que Putin teria sofrido o ataque cardíaco no domingo à noite (por volta das 21h05). Porém, na segunda-feira pela manhã ele participou de uma reunião (por telefone) com o presidente do Brasil Lula. Algo não está certo nisso.

A fonte da informação que divulgou a história de ataque cardíaco é confiável?

Para reforçar que  história é falsa, há a fonte da informação. Não é de hoje que o tal canal “General SVR” solta informações duvidosas sobre Vladimir Putin. Em 2022, a mesma página falou, sem nenhuma confirmação, que ele havia sofrido um atentado e estava sendo representado pelo dublê após realizar uma operação.

O que pessoas próximas a Putin falam sobre o caso?

Depois que a história do canal do Telegram foi “comprada pela mídia”, o Kremlin teve que vir a público negar a informação. O porta-voz do governo da Rússia negou que Putin tenha sofrido o tal ataque e, de acordo com esta matéria, riu do boato que falava sobre “dublê de corpo”.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Não há qualquer comprovação de que o presidente Vladimir Putin tenha sofrido um ataque do coração e esteja usando um dublê. A história surgiu em uma fonte não confiável, foi negada pelo Kremlin e, ainda por cima, o presidente da Rússia já participou de eventos após o ocorrido.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)