Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo de discoteca na França, nos anos 1980, não mostra o presidente Emmanuel Macron dançando

Vídeo de discoteca na França, nos anos 1980, não mostra o presidente Emmanuel Macron dançando

Vídeo mostra Emmanuel Macron dançando em uma discoteca nos anos 1980 na França, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Presidente Emmanuel Macron foi encontrado em um vídeo dos anos 1980, em uma discoteca, na França, dançando Voyage, Voyage

Análise

A passagem do presidente francês Emmanuel Macron pelo Brasil deu o que falar. Macron chegou ao país no dia 26 de março de 2024 e cumpriu uma extensa agenda em três dias. Além de participar de inaugurações, Macron também teve reuniões com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, parece que as coisas não andam fáceis para o presidente francês Emmanuel Macron após seu retorno à França.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Segundo uma publicação, um vídeo de uma discoteca, nos anos 1980, na França mostraria Emmanuel Macron dançando a música Voyage, Voyage, da cantora Desireless. Ainda segundo a história, Macron estaria vestido com roupas de mulher e um brinco. Confira:

Versão 1: “Quando a IA encontra os anos 80 e Emmanuel Macron na pista de dança. Adoooro!! Voyage, Voyage”. Versão 2: “Em 1987 com Macron para uma dança selvagem, a França está na pista!”.

A história ganhou um enorme destaque nas redes sociais, em especial, no X (antigo Twitter) e no YouTube, mas também está circulando no Tik Tok. Apesar disso, a publicação apresenta alguns detalhes que colocam a história em xeque, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis. Todas essas são características de fake news na internet.

A partir daí, resolvemos investigar um pouco mais essa publicação e, agora, vamos te responder todos os motivos para não acreditar nessa história: 1) É Macron dançando na discoteca Voyage, Voyage nos anos 1980? 2) Qual a origem do vídeo atribuído a Macron dançando na discoteca? 3) O presidente da França foi flagrado em uma situação parecida?

Checagem

É Macron dançando na discoteca Voyage, Voyage nos anos 1980?

Não. Seria totalmente improvável que o presidente Emmanuel Macron aparecesse nesse vídeo. As imagens foram gravadas em 1987. Emmanuel Macron nasceu em 1977. Logo, o presidente francês teria apenas 9 ou 10 anos na época do vídeo (e óbvio, não poderia frequentar uma discoteca, menos pareceria ser um adualto). Além disso, parece que o vídeo foi editado com um truque de deepfake (quando o rosto de uma pessoa é colocado em um vídeo aleatório).

Qual a origem do vídeo atribuído a Macron dançando na discoteca?

Procuramos por mais detalhes sobre o vídeo e sobre a história e descobrimos que ela foi desmentida em um site de checagem de informações, nos Estados Unidos. De acordo com a página Full Fact, o vídeo de hoje é mesmo uma edição de deepfake. Segundo o site, é possível ver várias vezes o rosto do presidente Emmanuel Macron no mesmo vídeo e, em algumas partes, o rosto parece ser desproporcional ao resto da cabeça ou o movimento parece estar desarticulado.

O site Full Fact ainda destacou que as imagens não foram gravadas em uma discoteca, na França. Na realidade, o vídeo já circula há muito anos na internet e foi gravado em uma festa na boate Stratus Dance Club, localizada na Califórnia, nos Estados Unidos, entre 1986 e 1987. E apesar da música Voyage, Voyage ter sido um sucesso nessa época, não é a música que toca no vídeo original. Na verdade, o vídeo original é embalado pela canção Living on Video, de Trans-X.

O presidente da França foi flagrado em uma situação parecida?

Não. Mas se tivesse sido, também não haveria nenhum problema, até porque ele não estaria fazendo nada de errado (apenas dançando e se divertindo). Se isso não bastasse, não é de hoje que usam a imagem de Emmanuel Macron em vídeos aleatórios na internet. Em 2017, uma história apontava que um vídeo mostraria Emmanuel Macron, quando criança, dançando com sua esposa já adulta.

Como explicamos aqui no Boatos.org, o vídeo usado como prova, na verdade, foi gravado em 2015 e, portanto, Macron já seria adulto (roteiro transversalmente oposto ao do caso de hoje). Além disso, descobrimos que as duas pessoas que aparecem no vídeo não tem nada a ver com o presidente francês e com sua esposa.

Conclusão

Fake news ❌

Vídeo não mostra presidente Emmanuel Macron em discoteca, na França, nos anos 1980, dançando Voyage, Voyage. Para começo de história, a publicação aponta que o vídeo é de 1987. Sendo assim, Macron teria entre 9 e 10 anos e não poderia sequer entrar na discoteca. O vídeo foi editado com truques de deepfake para colocar o rosto de Emmanuel Macron nas imagens. As imagens foram gravadas, originalmente, em um festa na boate Stratus Dance Club, localizada na Califórnia, nos Estados Unidos, entre 1986 e 1987.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).