Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo de crianças em carro não é de “judias resgatadas pelo exército de Israel”

Vídeo de crianças em carro não é de “judias resgatadas pelo exército de Israel”

Vídeo mostra crianças judias sequestradas pelo Hamas sendo resgatadas pelo exército de Israel, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra crianças feridas em carros. Ela são judias sequestradas pelo Hamas e libertadas pelo exército de Israel. 

  Análise

Está circulando em perfis de redes sociais pró-Israel mensagens que apontam que algo que teria sido evitado graças ao “exército de Israel”. Nas imagens (que não podemos exibir aqui) dois meninos feridos são carregados em um carro e estão no colo de um homem com capacete e colete à prova de balas.

Junto ao vídeo, é dito que se tratavam de “crianças judias” que haviam sido sequestradas pelo Hamas e libertadas pelo exército de Israel (o homem seria um soldado israelense). Leia duas versões de mensagens que circulam online:

Versão 1: Crianças judias sendo resgatadas das mãos dos terroristas, por soldados israelenses. Versão 2: Crianças judias que estavam reféns do Hamas foram resgatadas pelo Exército de Israel. ILILILILILIL IL QUE ESTAS IMAGENS SEJAM VISTAS POR TODOS OS ESQUERDISTAS DO BRASIL QUE DEFENDEM O HAMAS. 

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o vídeo mostra crianças judias que haviam sido sequestradas pelo Hamas em Israel? 2) Quem é o homem que está identificado como o soldado de Israel que libertou as crianças? 3) Qual a história por trás do episódio retratado no vídeo?

É verdade que o vídeo mostra crianças judias que haviam sido sequestradas pelo Hamas em Israel?

Infelizmente, é fato que os conflitos entre Israel e Hamas estão vitimando muitas pessoas. Algumas das maiores vítimas do conflito são crianças dos dois lados. Porém, o vídeo não mostra crianças judias que haviam sido “sequestradas pelo Hamas”. Além de não existir nenhuma notícia de criança libertada por Israel, o vídeo tem outra história.

Quem é o homem que está identificado como o soldado de Israel que libertou as crianças?

O homem não é um soldado e não é israelense. Trata-se de um fotógrafo palestino Motaz Azaiza. Ele foi uma das primeiras pessoas a chegar na Faixa de Gaza após o início dos bombardeios de Israel na região. E foi de lá que ele fez o resgate das crianças.

Qual a história por trás do episódio retratado no vídeo?

O vídeo foi publicado em seu perfil do Instagram. O vídeo mostra, na realidade, crianças feridas após o bombardeio de Israel em Gaza. Tratavam-se de palestinas. A descrição do episódio diz o seguinte: “Chorando com eles. Como é que o mundo pode olhar para estas crianças e fechar os olhos, como é que estes líderes podem desligar os canais e ir para casa para os seus próprios filhos depois de olharem para eles. InshaAllah!! Alá irá fazê-los apodrecer no inferno”.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o vídeo que está circulando na internet mostra bebês palestinos que foram resgatados por soldados israelenses. Na realidade, o vídeo é de crianças que foram levadas para o hospital por um fotógrafo palestino após ataque de Israel em Gaza.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)