Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo mostra ataque de drone que matou general iraniano Qasem Soleimani #boato

Vídeo mostra ataque de drone que matou general iraniano Qasem Soleimani #boato

Vídeo mostra ataque de drone que matou general iraniano Qasem Soleimani, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Vídeo mostra o exato momento em que um drone norte-americano realiza o ataque que matou o general iraniano Qasem Soleimani no Iraque. Imagens são impressionantes.

Passado o impacto inicial do ataque do drone norte-americano que vitimou o general iraniano Qasem Soleimani no Iraque, os fatos começam, cada vez mais, a dar lugar para os boatos. No caso de hoje, vamos falar de dois vídeos que estão sendo atribuídos ao caso.

De acordo com mensagens que circularam na internet, foram divulgados vídeos que mostram o momento exato em que o drone norte-americano acerta o veículo em que estava Soleimani e mais sete pessoas. Em um dos vídeos, há um ataque a comboio de veículos. Na outra das imagens, há um ataque a um veículo que está entre prédios. Assista aos dois vídeos e veja cinco versões de mensagens que circulam online:

Versão 1: DRONE usado no ataque que matou o general Qasem Soleimani, comandante da Força Quds Islâmica, do Irà VÍDEO DO ATAQUE AO GENERAL IRANIANO. DRONE usado no ataque que matou o general Qasem Soleimani, comandante da Força Quds, unidade especial dos Guardiões da Revolução Islâmica, do Irã, a imprensa americana o identificou como o MQ-9 Reaper. […]

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 2: Vídeo mostra exato momento em que Drone americano lança míssil contra o general iraniano Qasem Soleimani. #politica #guerra Versão 3: Vejam como foi o ataque preciso do Drone Americano ao general do Irã. Versão 4: Imagens do ataque de Drone americano a Qassem Soleimani, chefe da Guarda Revolucionária do Irã. Versão 5: Momento exato do ataque de drones dos EUA no Iraque.05/01/20

Vídeo mostra ataque de drone que matou general iraniano Qasem Soleimani?

Os vídeos são impressionantes e enganaram muitas pessoas (dentre veículos da mídia tradicional e um deputado brasileiro). Mas será mesmo que as imagens em questão são do ataque do drone dos EUA que matou Qasem Soleimani? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês. Vamos aos fatos.

Vamos começar pelo vídeo “mais simples de desmentir” (o que mostra um comboio sendo destruído pelo suposto drone). Ao buscar pelas imagens em questão, descobrimos duas coisas. 1) Que o vídeo não é real. 2) Que a tese de que este seria o vídeo que matou Soleimani já foi desmentida em diversos países.

As imagens em questão são, na realidade, do jogo de videogame AC-130 Gunship Simulator – Convoy engagement. O vídeo está publicado na internet desde 2015. Vimos desmentidos sobre a história em países como a Índia, México e Brasil.

O outro vídeo não foi “tão desmentido assim”, mas também é falso. Temos dois indícios para chegar à conclusão. O primeiro está na ausência da filmagem em fontes confiáveis (ao contrário de filmagens muito menos detalhadas que foram divulgadas por aí).

O segundo está na diferença entre o ambiente da filmagem que circulou online e os arredores do aeroporto de Bagdá (Iraque), que foi o local do ataque. Enquanto o vídeo mostra o veículo entre um muro e um prédio, fotos tiradas do local do ataque mostram árvores (que não estão no vídeo) e um campo aberto. Tudo foi descrito por este site italiano.

Resumindo: os vídeos em questão não são do ataque do drone norte-americano ao general iraniano Qasem Soleimani no Iraque. Uma das imagens é de um jogo de videogame e a outra não condiz com o cenário do ataque.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/36oLGIe