Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo mostra acidente com avião da Garuda Indonesia Air Lines #boato

Vídeo mostra acidente com avião da Garuda Indonesia Air Lines #boato

Vídeo mostra acidente com avião da Garuda Indonesia Air Lines, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra acidente com avião da empresa Garuda Indonesia Air Lines. Outro vídeo mostra como as pessoas fugiram pela saída de emergência.

Dentre todos os tipos de tragédias que podem ocorrer, uma das mais impressionantes são as relacionadas a acidentes de avião. É por isso que um vídeo atribuído à empresa Garuda Indonesia está fazendo sucesso na internet.

No vídeo, um avião com os dizeres Garuda Indonesia começa a derrapar enquanto faz o pouso em um aeroporto. Na segunda parte do vídeo, é mostrado o resgate das pessoas via saídas de emergência da nave. Leia as mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Acidente no pouso do Avião da Indonésia Óbito= 0 Feridos = 0 Cágados= 398 em Equipe Família Zona Sul Versão 2: Avião da Air Indonésia, escapa a um grave acidente Versão 3: AVIÃO DE AIR INDONÉSIA ESCAPA DE UM GRAVE ACIDENTE

Vídeo mostra acidente com avião da Garuda Indonesia Air Lines?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Não demorou para a mensagem se espalhar por diversos locais na internet (inclusive em países lusófonos como Moçambique e o Brasil). Só que não existiu nenhum acidente com a Garuda Indonesia Air Lines e tampouco a imagem do resgate é relacionada ao país.

As mensagens e o histórico deste tipo mensagem já nos deixa desconfiados da veracidade da informação. Os textos que acompanham o vídeo têm características como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis. Além disso, não é de hoje que vídeos falsos sobre acidentes de avião circulam por aí.

Já desmentimos histórias falsas sobre “pousos arriscados” aviões, por exemplo, da Eurowings e da Lufthansa. Nos dois casos, os vídeos em questão não passavam de animações feitas em computação gráfica. No caso de hoje, não foi diferente.

Ao buscar por mais informações sobre o acidente, não só não encontramos nada sobre ele como achamos um desmentido de um site indiano. O East Mojo apontou que o vídeo é um trabalho de computação gráfica publicado em 2020 por um canal chamado Bopbibun. Na descrição do vídeo, é dito que o vídeo é uma simulação. Assista:

Ao buscar pela segunda parte do vídeo, chegamos a uma notícia da RT sobre um pouso de emergência que ocorreu no Irã no início do ano. Felizmente, ninguém se feriu no acidente (que nada tem a ver com Garuda Airlines ou com a Indonésia). Assista ao vídeo:

Resumindo: é falsa a informação que aponta que um avião da Garuda Indonesia Air Lines sofreu um acidente e que tudo foi filmado. O vídeo é uma simulação e a segunda parte dele é de um incidente que ocorreu no Irã e nada tem a ver com as mensagens que estão circulando por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso