Pular para o conteúdo

Vídeo Delcy contra El Imperio é obra de ficção criada por Inteligência Artificial

Vídeo Delcy contra El Imperio conta como Venezuela resistiu aos EUA em 30 horas, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Um vídeo detalha como Delcy Rodríguez resistiu aos EUA em 30 horas históricas.

Análise

Nos últimos dias, em meio ao cenário de transição e incertezas políticas na Venezuela, um conteúdo denso e com ares cinematográficos começou a ganhar tração nas redes sociais. O vídeo, intitulado “Delcy contra El Imperio”, apresenta um suposto analista chamado Pepe Café, que narra com detalhes as “30 horas históricas” que teriam mudado o equilíbrio geopolítico global.

Segundo o relato, após um suposto sequestro de Nicolás Maduro por forças norte-americanas, a vice-presidente (e agora presidente interina) teria mobilizado milhões de milicianos e articulado uma defesa territorial intransponível com suporte de potências estrangeiras. A produção é rica em detalhes estratégicos, mencionando uma “presidência distribuída” e a transformação do país em um pesadelo logístico para o Pentágono.

A narrativa se apresenta como a “história não contada” do fim da era unipolar americana, atraindo milhares de visualizações de pessoas interessadas em geopolítica e nos desdobramentos da crise venezuelana. Leia a descrição que acompanha o vídeo que circula online:

DELCY CONTRA EL IMPERIO: VENEZUELA RESISTE EM 30 HORAS HISTÓRICAS Este vídeo analisa as primeiras 30 horas após o sequestro de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos e como Delcy Rodriguez transformou uma operação de regime change numa oportunidade histórica de resistência antiimperialista.

Pepe Café examina em profundidade a estratégia de “presidência distribuída” de Rodriguez, o apoio de Rússia e China a Caracas, e como Venezuela se tornou o primeiro laboratório de resistência eficaz contra a hegemonia americana no século XXI. A análise revela como uma mulher de 55 anos conseguiu mobilizar 4,5 milhões de milicianos populares e criar redes de defesa territorial que transformaram o país num pesadelo logístico para qualquer ocupação militar externa. Esta é a história não contada de como 30 horas mudaram o equilíbrio geopolítico global e marcaram o início do fim da era unipolar americana.

Checagem

Para entender o que está por trás dessa produção, vamos responder aos seguintes pontos: 1) O vídeo Delcy contra El Imperio conta como a Venezuela resistiu aos EUA em 30 horas? 2) Como foi feito o vídeo Delcy contra El Imperio? 3) E, por fim, a Venezuela resistiu mesmo aos EUA em 30 horas?

Vídeo Delcy contra El Imperio conta como Venezuela resistiu aos EUA em 30 horas?

O vídeo em questão não é um documentário jornalístico ou um registro de fatos reais, mas sim uma peça de ficção narrativa. Embora utilize nomes de figuras públicas reais, como Delcy Rodríguez e Nicolás Maduro, a história de um “sequestro” seguido de uma resistência épica de 30 horas não encontra respaldo em nenhum veículo de imprensa nacional ou internacional, nem em registros oficiais de órgãos de defesa. Trata-se de um roteiro especulativo que mexe com o imaginário político, mas que carece de qualquer base factual sobre eventos que teriam ocorrido recentemente no território venezuelano.

Como foi feito o vídeo Delcy contra El Imperio?

A produção é um exemplo claro do uso moderno de tecnologias generativas. O canal responsável pelo conteúdo utiliza ferramentas de Inteligência Artificial para criar tanto o roteiro quanto o apresentador. O suposto analista “Pepe Café” é, na verdade, um avatar digital criado por IA, o que explica a cadência da fala e a estética visual do personagem. Esse tipo de canal tem se tornado comum para disseminar narrativas alternativas ou teóricas que, embora pareçam profissionais e bem estruturadas, são geradas de forma totalmente artificial para gerar engajamento e visualizações através de temas sensíveis de geopolítica.

A Venezuela resistiu mesmo aos EUA em 30 horas?

Não houve esse confronto ou resistência nos moldes descritos pelo vídeo. Na realidade atual, Delcy Rodríguez tem buscado manter canais de diálogo, inclusive com a administração de Donald Trump nos Estados Unidos, na tentativa de estabilizar a situação política e evitar uma saída forçada ou conflitos diretos. Não há registros de mobilização de 4,5 milhões de milicianos para enfrentar uma ocupação americana recente. Inclusive, é possível inferir que, em um cenário de invasão real pelas forças armadas dos EUA, a resistência por meio de milícias populares não teria a eficácia descrita na narrativa fictícia do vídeo. O momento atual é de negociação política, e não de guerra aberta como sugere a IA.

Conclusão

O vídeo que circula sobre as 30 horas de resistência de Delcy Rodríguez contra o “império” americano é uma obra de ficção total, produzida inteiramente por ferramentas de Inteligência Artificial, com roteiro e apresentador falsos, sem qualquer correspondência com a realidade dos fatos na Venezuela.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail boatos.org@gmail.com e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)