Boato – Venezuelanos estão há um mês nas ruas protestando contra o governo de Nicolás Maduro. Vídeo mostra ruas lotadas.
Dentre os países da América do Sul, o Brasil não é o que atravessa o momento mais turbulento politicamente falando. O título que, por sinal, nenhuma nação gostaria de ter fica com a Venezuela. Em tempos de parlamento fechado e Assembleia Nacional Constituinte convocada, há muita pressão contra o presidente local, Nicolás Maduro.
Mas mesmo em crise, a Venezuela está servindo de exemplo para o Brasil. Pelo menos de acordo com um texto que circula online. Uma mensagem que viralizou nos últimos dias no WhatsApp aponta que os venezuelanos estão há um mês protestando diariamente e incansavelmente nas ruas. O texto (que é acompanha de um vídeo) também diz que os brasileiros deveriam fazer a mesma coisa. Leia mensagem circula online (reprodução do Facebook):
Venezuelanos estão há um mês protestando nas ruas?
O vídeo se espalhou no Whatsapp e no Facebook, principalmente entre as pessoas que se dizem “revoltadas com tudo isso que está aí”. Mas será mesmo que os venezuelanos estão há um mês nas ruas protestando de forma incansável? A resposta é não. Vamos aos fatos.
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
O primeiro ponto que entrega a história está no próprio texto. Ele tem algumas das principais características de boatos: é alarmista, tem erros de português, pedido de compartilhamento e informações vagas. Dentre as informações vagas, há uma que nos faz chegar à verdade.
Ao contrário do que sugere a mensagem, a filmagem não aconteceu recentemente. O vídeo das ruas de Caracas lotadas e com pessoas protestando contra Nicolás Maduro é de setembro do ano passado. Este tuíte mostra:
Venezuela pidió a gritos revocatorio. pic.twitter.com/TmkOWbXcvO
— Daniella Zambrano (@danizambrano22) 1 de setembro de 2016
Também ao contrário do que o texto sugere, os venezuelanos não estão “há um mês protestando diariamente”. Além de ser um tanto ilógico (sim, as pessoas têm que trabalhar), o fato é que o ultimo grande protesto contra Maduro aconteceu em 26 de outubro deste ano. Mesmo assim, o protesto foi bem menor do que o registrado no vídeo que acompanha o boato.
Resumindo: a história que aponta que os venezuelanos estão há um mês protestando nas ruas todos os dias é falsa. É mais um boato político que circula no WhatsApp entre os mais revoltados.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.