Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Trump segura a bandeira do Brasil durante evento, mostra foto #boato

Trump segura a bandeira do Brasil durante evento, mostra foto #boato

Foto mostra Trump segurando a bandeira do Brasil durante evento, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imagem mostra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump segurando a bandeira do Brasil durante um evento.

No Brasil, estamos em período eleitoral. Porém, os olhos do nosso país (e de tantos outros) também estão atentos às eleições dos Estados Unidos. Talvez por isso que manifestações do presidente do país, Donald Trump, chamem atenção por aqui.

A última história relacionada a Trump mostra o presidente norte-americano segurando uma bandeira do Brasil. A imagem é acompanhada de legendas que exaltam a bandeira do nosso país e alfinetam “comunistas”. “A esquerda pira… É isto aí, presidente Trump! É a bandeira mais linda do mundo e jamais será vermelha!”, diz a mensagem que circula online. Veja a foto:

Confira o desmentido em vídeo:

Foto mostra Trump segurando a bandeira do Brasil durante evento?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

É claro que muita gente saiu compartilhando a tal imagem por aí. Porém, contudo, todavia, a imagem de Donald Trump “segurando a bandeira do Brasil” (como nem todo mundo se atentou) não passa de uma montagem.

É importante citar que a imagem, por si só, já se entrega. Quem a olhar com mais atenção vai perceber traços de edição. Dois são os principais: 1) A luminosidade da bandeira brasileira (que está extremamente “brilhosa” na imagem) não condiz com a luminosidade do ambiente. 2) As dobras da bandeira brasileira estão totalmente desconexas na foto.

Para além disso, a mensagem que acompanha a imagem não ajuda muito. Ela é vaga (não diz o evento ou quando Donald Trump segurou a tal bandeira do Brasil), alarmista (no sentido de chamar atenção) e não cita nenhuma fonte confiável que prove que o presidente dos Estados Unidos fez essa homenagem ao Brasil.

Sem muitas referências, resolvemos buscar pela imagem em questão. Foi aí que nossas desconfianças se concretizaram. De fato, a foto não passa de uma edição das mais toscas. Na imagem original, Trump segura a bandeira do orgulho LGBT.

A foto original foi tirada, de acordo com essa matéria do Miami Herald, no dia 30 de outubro de 2016, durante a campanha presidencial nos Estados Unidos. A bandeira tem a escrita “LGBTs for Trump” e foi exibida durante evento de campanha na Universidade do Norte Colorado, in Greeley, Colorado. A foto do Brasil inserida na imagem pode ser facilmente encontrada (com as mesmas dobras) no Pinterest.

Resumindo: a história que aponta o presidente dos Estados Unidos Donald Trump segurou a bandeira do Brasil durante um evento é falsa. Na realidade, trata-se de uma montagem feita em cima da foto da bandeira do orgulho LGBT.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK