Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Tribunal de Estrasburgo determina a anulação do casamento homossexual (gay) #boato

Tribunal de Estrasburgo determina a anulação do casamento homossexual (gay) #boato

Fim do casamento homossexual é decretado por Tribunal de Estrasburgo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Tribunal de Estrasburgo acabou de determinar a anulação do casamento homossexual (entre pessoas do mesmo). É o fim do casamento gay no mundo.

Não sei se você tem notado, mas questões sensíveis têm aparecido na pauta de fake news checadas aqui no Boatos.org. Neste contexto, uma história lá de 2020 teve que ser desmentida novamente por aqui.

O causo aponta que o casamento gay acabou de ser anulado no mundo. A decisão se deu por conta, de acordo com o texto, por uma determinação do Tribunal de Estrasburgo (França). O texto aponta, ainda, que a decisão garante é “o fim” do casamento homossexual. Leia o texto que circula por aí:

CASAMENTO HOMOSSEXUAL É ANULADO. Isto está em todo o Mundo Leia até ao fim e procure a Bandeira do seu País. ESTRASBURGO, FRANÇA. *– DIREITO NATURAL E DA FAMÍLIA Por unanimidade, o tribunal de Direitos Humanos mais importante do mundo estabeleceu literalmente que “não há direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo”.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Os 47 juízes, dos 47 países do Conselho da Europa, que compõem o plenário do Tribunal de Estrasburgo (o mais importante tribunal de Direitos Humanos do mundo), proferiram uma sentença de enorme relevância, que foi e é surpreendentemente silenciado pelo progressismo informativo e sua área de influência. De fato, por unanimidade, todos os 47 juízes aprovaram a sentença que estabelece textualmente que “não há direito ao casamento homossexual”.

• O parecer foi fundado em inúmeras considerações filosóficas e antropológicas baseadas na ordem natural, na família, no bom senso, nos relatórios científicos e, claro, no direito positivo. • Neste último, a sentença baseou-se fundamentalmente no Artigo n.º 12 da Convenção Europeia dos Direitos do Homem. O referido artigo equivale aos artigos dos tratados de direitos humanos, como é o caso do artigo 17.º do Pacto de San José e nº 23 do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos.

Na resolução histórica e não divulgada, a Corte também afirmou que a noção de família não apenas contempla “o conceito tradicional de casamento, ou seja, a união de um homem e uma mulher”, mas que não deve ser imposta aos governos a “obrigação de casamento aberto a pessoas do mesmo sexo”.

Em relação ao princípio da não discriminação, a Corte também acrescentou que não existe tal discriminação uma vez que vai contra a natureza e a ordem biológica universal, livre gosto sexual ou disjunção é outra coisa “Os Estados são livres para reservar o casamento apenas para casais heterossexuais .”

Esse tipo de notícia, precisamos divulgá-la, pois haverá quem não queira que as pessoas saibam sobre a importância da família e considerando que existem direitos individuais como a liberdade nos GOSTO SEXUAIS, diferente de impor excrementos e anormais comportamentos dos Ministérios da Educação, promovendo a degeneração da raça humana, alvo das elites ocultas do poder LGBTI. ! Vamos torná -lo viral!

Tribunal de Estrasburgo determinou anulação do casamento homossexual (gay)?

É claro que a história se espalhou com todas as forças em redes sociais, com direito a muitos eitas. Porém, não é verdade que houve a tal anulação do casamento gay. Tudo não passa de uma distorção de uma decisão antiga do Tribunal de Direitos Humanos de Estrasburgo que não interfere nas leis dos países. Como desmentimos este boato outrora, relembre o que foi escrito:

Antes de explicar o boato em si, saiba que o Tribunal Europeu de Direitos Humanos, com sede em Estrasburgo, na França, foi criado pela Convenção Europeia dos Direitos Humanos (CEDH) em 1959. Com jurisdição sobre os 47 países da Europa, o Tribunal de Estrasburgo tem como missão assegurar o respeito aos princípios da CEDH.

Agora, vamos ao boato. Ao ler o texto, já ficamos desconfiamos. Isso porque a mensagem carrega as principais características de boatos: vaga, alarmista, não cita fontes confiáveis, possui erros de português e pedidos de compartilhamento.

Mais uma googlada e matamos a charada. Na verdade, a informação é uma distorção com base em uma informação verdadeira. Tudo começou quando a Corte de Estrasburgo decidiu que o casamento entre pessoas do mesmo sexo não seria consagrado pela CEDH e informou que cada Estado era livre para legislar da maneira que achar melhor sobre o assunto. Na época, o Tribunal afirmou que não havia consenso entre os Estados membros do Conselho da Europa sobre o tema.

A partir daí, diversos textos surgiram com a informação de que o Tribunal estava anulando casamentos gays. Mas, na realidade, a Corte rejeitou a inclusão do casamento entre pessoas do mesmo sexo na lista de Direitos Humanos. Ou seja, a decisão nada teve a ver com a anulação do casamento gay, até porque cada Estado é livre para legislar como desejar.

A informação também fez sucesso em espanhol e foi desmentida em diversos sites. O Newtral entrou em contato com o Tribunal Europeu de Direitos Humanos, que confirmou que a informação não procede. Segundo o site, o boato nasceu a partir do caso de um casal francês que teve o casamento anulado em 2007. Isso porque, em 2004 (ano em que o casamento foi oficializado) , a união entre pessoas do mesmo sexo ainda não havia sido aprovada na França.

O Animal Político também desmentiu a informação. Segundo o site, a balela é fruto de uma interpretação equivocada de uma sentença em 2016. Já o Maldita.es afirmou que trata-se de uma farsa que já foi negada há mais de um ano e que, agora, voltou a circular.

Resumindo: é falsa a história que aponta que o Tribunal de Estrasburgo anulou o casamento gay no mundo. A decisão, antiga, só não prévia a instituição como um direito humano e não tinha influência em leis nacionais.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: