Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Torre Eiffel e Empire State ficam em verde a amarelo em homenagem a Bolsonaro #boato

Torre Eiffel e Empire State ficam em verde a amarelo em homenagem a Bolsonaro #boato

Boato – Após vitória de Bolsonaro nas eleições 2018, Empire State Building (nos EUA) e Torre Eiffel (na França) ficam verde e amarelo em homenagem a presidente eleito. 

As eleições presidenciais 2018 do Brasil foram decididas no dia 28 de outubro, mas parece que as fake news (tão presentes na campanha eleitoral) estão longes de chegar ao fim. E ao que tudo indica, vamos carregar o fardo dos boatos por algum tempo ainda.

E já que as fake news continuam circulando nas redes sociais, a equipe do Boatos.org continua com o objetivo de combatê-las. É com esse intuito que desmentimos mais uma história (absurda) aqui.

Segundo publicações que andam circulando nas redes sociais, Paris (França) e Nova York (EUA) resolveram fazer uma homenagem após a vitória de Jair Bolsonaro (PSL). Com isso, a Torre Eiffel e o Empire State Building ficaram coloridos de verde e amarelo. Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 1: “Franceses e americanos homenageiam o Brasil, iluminando a Torre Eiffel e o Empire State com as cores de nossa Bandeira”. Versão 2: “O MUNDO HOMENAGEANDO O BRASIL PELA VITÓRIA DE BOLSONARO. PORÉM, SE ACONTECESSE O CONTRÁRIO, ILUMINARIAM A TORRE EIFFEL E O EMPIRE STATE BUILDING COM LUZES VERMELHAS ???”. Versão 3: “A Torre Eiffel, em Paris, também rende homenagem ao Brasil, a exemplo do Empire State, em Nova Iorque”.

Torre Eiffel e Empire State ficam em verde a amarelo em homenagem a Bolsonaro?

A informação empolgou muita gente e chocou tantas outras. Mas será que a Torre Eiffel e o Empire State Building entraram nessa jogada e ficaram verde e amarelo para homenagear Bolsonaro? A resposta é não! Se você quiser mais detalhes, continua lendo.

Vamos lá! Para começo de história, os textos que andam circulando por aí possuem as principais características de boatos online: são vagos, alarmistas, com erros de português e não citam fontes confiáveis (na verdade, não citam fonte alguma).

Além disso, não faz muito sentido um monumento como a Torre Eiffel e o Empire State ser iluminado por conta da vitória de um político. Ainda mais que, em diversos países, Bolsonaro foi apontado como alguém, digamos, controverso (notícias como essa do Le Monde ou essa do The New York Times provam isso). Ou seja, não tem lógica.

Ao buscarmos por mais informações sobre o ocorrido, não encontramos nada que indicasse que os monumentos foram iluminados de verde e amarelo. Pelo contrário, por causa do atentado a uma sinagoga nos Estados Unidos, tanto a Torre Eiffel quanto o Empire State permaneceram sem iluminação no dia da vitória de Bolsonaro como símbolo de luto à tragédia.

Procurar pelas imagens também nos ajudou a desvendar esse mistério. Descobrimos que a foto da Torre Eiffel é antiga (de 2007). Naquela oportunidade, a torre foi iluminada por causa da final do Campeonato Mundial de Rugby. A homenagem, na verdade, foi para a África do Sul (e não para o Brasil). As imagens desse dia também foram usadas em boatos no Paquistão e no Brasil, em 2015, após a tragédia de Mariana.

Já a foto do Empire State era uma homenagem para o Brasil, mas não tem nada a ver com eleições. A imagem é deste ano, quando a torre foi iluminada no dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil.

Em resumo: a história que diz que a Torre Eiffel e o Empire State Building foram iluminados em homenagem à vitória de Bolsonaro é falsa. Além da história não fazer nenhum sentido, as fotos foram tiradas de contexto. No caso da Torre Eiffel, a homenagem foi em 2007, para a África do Sul. Já o Empire State fez uma homenagem ao Brasil, mas foi no dia 7 de setembro. Ou seja, #boato. Não compartilhe fake news!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.