Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Tiffany Dover, enfermeira que desmaiou após tomar vacina, morreu #boato

Tiffany Dover, enfermeira que desmaiou após tomar vacina, morreu #boato

Tiffany Dover, enfermeira que desmaiou após tomar vacina, morreu, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A enfermeira Tiffany Dover, que desmaiou após tomar a vacina contra Covid-19 nos Estados Unidos, morreu.

Ontem (dia 19 de dezembro de 2020), o Boatos.org fez um texto explicando que o desmaio de Tiffany Dover, enfermeira do hospital de Chattanooga, no Tennesse (EUA), não foi por causa de um “componente da vacina” contra Covid-19. Passado um dia, cá estamos, novamente, para falar sobre ela.

Agora, postagens apontam que Tiffany Dover morreu. Isso mesmo: textos em redes sociais apontam que a enfermeira que tomou a vacina contra Covid-19 teria morrido em decorrência dos efeitos da vacina. Em um dos casos, a bomba é “solta” sem explicação. Em outro, a “prova seria uma lista de pessoas com o nome de Tiffany Dover que morreram. Leia:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Tiffany Dover, enfermeira que passou mal ao tomar a vacina ao vivo nos EUA veio a óbito Eles estão silenciando a todos, mas a verdade é filha do tempo e como o sol. A enfermeira que tomou a vacina ao vivo nos EUA e 17 minutos depois desmaiou (19/12), hoje veio a óbito.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 2: A enfermeira que tomou a vacina é desmaiou, FALECEU. Estão calando os familiares dela. A midia não vai postar nada sobre isso. Ela MORREU! Minhas condolências à família. Versão 3: Morre Tiffany Pontes Dover, enfermeira que desmaiou logo após receber a vacina anti peste chinesa.

Tiffany Dover, enfermeira que desmaiou após tomar vacina, morreu?

Muita gente compartilhou a informação para reforçar a tese (falsa) de que o melhor é não tomar a vacina. O que nem todos se atentaram é que, assim como a informação de que o desmaio foi causado por “componentes da vacina”, a história que aponta que Tiffany Dover morreu é falsa.

A lógica é o primeiro fator que nos deixa desconfiados. Vamos raciocinar: se o desmaio não foi causado por algum “componente venenoso” da vacina (como explicado aqui, a própria enfermeira afirmou que ela sempre desmaia em situações assim), não há lógica ter uma morte relacionada à vacina.

Para além disso, as mensagens em questão (principalmente as que circulam em redes sociais) têm características de boatos online como serem vagas, alarmistas, com erros de português e não citam fontes confiáveis. No caso da versão que “cita” uma fonte confiável (de um blog), achamos o “furo da bala”.

O site mostra o registro de diversas “Tiffany Dover” que morreram nos EUA. Porém, nenhuma delas é a enfermeira em questão. A confusão se deu porque há o registro de morte de outras mulheres com esse nome. Porém, ao buscar pelo registro da “nossa” Tiffany Dover (com 30 anos, não 23 ou 31), não encontramos nada.

Vale dizer que, depois que a história viralizou, o próprio hospital se manifestou em redes sociais e desmentiu a informação. Via Twitter, a instituição publicou o seguinte: “ATUALIZAÇÃO: A enfermeira Tiffany Dover agradece a preocupação demonstrada por ela. Ela está em casa e bem. Ela pede privacidade para ela e sua família”.

Este site nos Estados Unidos também desmentiu a informação. De acordo com a página, não se sabe ao certo como surgiu o boato, mas autoridades atribuem a viralização ao movimento antivacinas que (assim como aqui) é forte nos EUA.

Resumindo: a história que aponta que a enfermeira Tiffany Dover morreu após tomar a vacina contra a Covid-19 é falsa. A informação foi desmentida pelo próprio hospital, analisa erroneamente dados públicos e, como já falamos, o desmaiou em questão não foi causado por algum componente da vacina.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK