Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Tatuador da Alemanha dá tatuagens grátis de Putin a pacientes ucranianos #boato

Tatuador da Alemanha dá tatuagens grátis de Putin a pacientes ucranianos #boato

Tatuador da Alemanha dá tatuagens grátis de Putin a pacientes ucranianos, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo da Deutsche Welle mostra que um dos tatuadores mais antigos da Alemanha está dando tatuagens grátis de Vladimir Putin a ucranianos.

Muita da desinformação sobre a guerra da Ucrânia tem se dado por meio de narrativas criadas por “máquinas de mentiras” (qualquer semelhança com o Brasil não é mera coincidência). A que vamos falar hoje tenta incutir a ideia de que Vladimir Putin seria alvo de uma “promoção”.

Um vídeo atribuído à emissora alemã Deutsche Welle está circulando em redes sociais. Ele conta a história do que seria um tatuador alemão que estaria dando tatuagens com o rosto de Putin gratuitamente para ucranianos que estão internados. O objetivo seria fazer com que “Putin morresse com as pessoas”. Leia trechos da mensagem que circula online (originalmente em inglês):

Um dos tatuadores mais antigos da Alemanha dá tatuagens de Putin e Kadyrov a um paciente ucraniano de graça Os pacientes demonstram assim seu apoio à Ucrânia. Essas pessoas se autodenominam “bonecas vodu vivas”. Suas tatuagens são retratos de líderes russos.

Tatuador da Alemanha dá tatuagens grátis de Putin a pacientes ucranianos?

A história, um tanto quanto pitoresca se espalhou em redes sociais. Porém, é uma genuína fake news. A verdade veio à tona quando resolvemos procurar pela suposta informação na própria Deutsche Welle. Não só não encontramos como também achamos um desmentido.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Na realidade, esta história viralizou em 2022. Na ocasião, a DW fez uma matéria apontando que a história não procede, que há informações falsas no vídeo e que ele não foi criado pela emissora pública alemã.

A DW apontou que as cenas, além de não serem da emissora, não mostram um centro de cuidados paliativos. Mostram, na realidade, a história do homem mais velho a ser tatuado no mundo. Além disso, o tatuador é identificado de forma errada, há erros de português e até de tipografia da emissora alemã. Ou seja: é o pacote completo de fakes.

Resumindo: é falso que haja um tatuador alemão fazer tatuagens de Vladimir Putin de graça para idosos ucranianos. Nem a história é real nem a Deutsche Welle falou sobre o assunto.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm