Restaurante que vende carne humana é inaugurado em Tóquio #boato

Boato – Foi inaugurado, em Tóquio, no Japão o 1º restaurante que serve carne humana. Local precisa de pessoas que se vendem antes de morrer

Você já ouviu aquela (batida) frase: você é o que você come? Pois é: é possível dividir (se formos simplistas, claro) as pessoas pelo o que elas estão dispostas a comer. De um lado, estão do “carnívoros”. De outro, os vegetarianos (que não comem carne) e os veganos (que não consomem nada de origem animal).

Essa divisão de opiniões sempre gera muitas discussões (inclusive em redes sociais). Quem se aproveita disso são pessoas que inventam história para colocar mais lenha na fogueira. É desta forma que uma história está viralizando na internet.

Um texto aponta que o primeiro restaurante que vende carne humana foi inaugurado. De acordo com o texto, o restaurante fica em Tóquio, é muito bem organizado e está dentro da lei. “De acordo com uma lei aprovada no Japão em 2014, o consumo de carne humana é legal, normas sanitárias estabelecidas, especialmente a origem da carne. como os locais dedicados ao canibalismo”, diz trecho do texto.

Restaurante que vende carne humana foi inaugurado em Tóquio?

A história começou a circular em blogs e redes sociais há alguns dias. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a tal história foi criada com base em informações (falsas, por sinal) que circulam desde, no mínimo 2012.

Não existe nenhum “restaurante japonês que serve carne humana”. Essa história é uma invenção que se utiliza de fotografias de uma manifestação contra o consumo de carne (animal) em Santiago (Chile) no ano de 2012.

Na ocasião, o protesto foi organizado por integrantes da ONG Animal Libre, um grupo de vegetarianos que sempre protesta em Santiago. Para chocar as pessoas, três mulheres e três homens ocuparam bandejas gigantes para fingir que eram “carne humana”.

Buscamos por mais informações sobre algum tipo de restaurante canibal no Japão. Claro que não encontramos nada. É de se imaginar que, se a história fosse real, a imprensa já teria feito uma matéria sobre o assunto. Porém, não há nada na internet que mencione a história (com exceção dos sites que publicaram o boato).

Vale apontar que a história falsa surgiu em espanhol (mais exatamente no México) e depois que “migrou” para países de língua portuguesa (como o Brasil). Não é a primeira vez que as fotos de “carne humana” ilustram boatos do tipo. Já encontramos exemplos falando de restaurantes na Alemanha, China e (pasmem) Brasil. Obviamente, todas são falsas.

Resumindo: a história que aponta que um restaurante que vende carne humana foi inaugurado em Tóquio é falsa. As fotos são de uma manifestação no Chile e a história surgiu em sites mexicanos de notícias falsas antes de chegar ao Brasil. Isto que é um “boato mundial”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

PS: Este texto é uma tradução de artigo escrito por Hellen Bizerra no Hablillas.org

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)