Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Putin nunca disse que a rainha Elizabeth II era uma reptiliana

Putin nunca disse que a rainha Elizabeth II era uma reptiliana

Putin denunciou que rainha Elizabeth II é uma reptiliana, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Presidente da Rússia, Putin, confessou que a rainha Elizabeth II era uma reptiliana e viu ela mudar de forma em 2016.

Análise

Algumas teorias que circulam há anos na internet parecem mais enredo de filme de ficção científica. Além dos detalhes absurdos (que chegam a ser cômicos), essas teorias apresentam cenários apocalípticos. Exemplo disso é a teoria dos reptilianos.

E se isso não fosse suficiente, a história de hoje se baseia nessa teoria. De acordo com uma publicação que está sendo compartilhada nas redes sociais, o presidente da Rússia, Vladimir Putin teria afirmado que a rainha Elizabeth II, da Inglaterra, seria uma reptiliana.

Segundo a história, esse teria sido o motivo pelo qual Putin não ajudou a rainha Elizabeth a subir as escadas em uma cerimônia, em 2016. Ainda segundo a história, nesse mesmo dia, Putin teria visto a rainha se transformar em reptiliana 4 vezes antes da cerimônia. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

“Você sabia que o presidente da Rússia tentava evitar, ao máximo, chegar perto da rainha Elizabeth? Porque, segundo ele, ele tem certeza absoluta de que ela era uma reptiliana. Se você nunca ouviu falar de um reptiliano, eles seriam uma espécie de alienígena em forma de réptil que viveria entre nós no planeta Terra, e eles também poderiam mudar de forma. Então, ao invés de terem essa forma de lagarto, eles poderiam se tornar seres humanos!

O Putin levou isso tão a sério que, quando eles se viram em 2016 para participar da cerimônia, ele ficou o mais longe possível dela o tempo todo. Ele foi criticado por não ter ajudado ela a subir as escadas. E segundo a cerimônia, ele também sempre se mostrava estar super desconfortável na presença dela, isso porque, segundo o Putin, ele teria visto a rainha Elizabeth mudar de forma quatro vezes antes da cerimônia começar. Ele também disse que ela teria o rosto prateado, mãos longas, cheias e de garras e dentes muito grandes”.

A história ganhou uma enorme visibilidade nas redes sociais, em especial, no Tik Tok e deixou muitas pessoas assustadas. Apesar disso, a história apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto.

A partir daí, investigamos um pouco mais essa história e vamos te responder em três passos o motivo para você não acreditar nessa história: 1) O que é um reptiliano? 2) A rainha Elizabeth II era uma reptiliana? 3) Putin disse que a rainha Elizabeth II era uma reptiliana?

Checagem

O que é um reptiliano?

A história dos reptilianos é uma teoria da conspiração que afirma que alienígenas em forma de répteis teriam a capacidade de mudar de forma e se transformarem em seres humanos. De acordo com a teoria, os reptilianos estariam invadindo a Terra para assumir o controle do planeta e manipular as sociedades. Ainda segundo a teoria, muitos líderes mundiais seriam reptilianos ou teriam sido possuídos por eles. Logicamente, a teoria não tem o menor cabimento.

A rainha Elizabeth II era uma reptiliana?

Não. Apesar da ideia ter sido popularizada, ela não é real. Para começo de história, essa é uma teoria da conspiração que carece (e muito) de provas. Todas as acusações contra reptilianos são feitas com base na teoria. Ou seja, não apresentam provas. Segundo a Politi Fact, os conspiradores espalham essa teoria desde 1998, mas nunca conseguiram sustentar uma acusação.

Segundo o site de fact-checking, até o presidente dos EUA Joe Biden foi acusado de ser um reptiliano, mas o vídeo que seria usado como prova foi desmentido (a suposta cobra que estaria escapando de sua camisa, na verdade, era um rosário usado por Biden para lembrar de seu falecido filho).

Putin disse que a rainha Elizabeth II era uma reptiliana?

Não existe nenhuma prova sobre isso. Essa história faz parte da teoria da conspiração e não existe qualquer registro de que o presidente Vladimir Putin tenha realmente dito isso para alguém. Nem mesmo uma afirmação pública por parte de Putin. E mesmo que ele tenha dito tal coisa para alguém da sua equipe, isso ainda não prova nada. Por fim, a rainha Elizabeth II já faleceu e seu velório foi aberto ao público. Se ela realmente não fosse humana, alguém teria notado. Mas não foi o que aconteceu.

Conclusão

Fake news ❌

Não existem provas de que Putin afirmou que a rainha Elizabeth II seria uma reptiliana. Toda essa história surgiu da teoria da conspiração dos reptilianos, que defendem que alienígenas em forma de répteis estariam invadindo a Terra e se transformando em humanos para dominar o planeta. Porém, toda a teoria se baseia em acusações sem provas. Nenhuma das afirmações feitas até agora apresentaram provas e as que foram apresentadas foram rapidamente desmentidas por sites de fact-checking.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)