Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Protesto na Alemanha gera abandono de mais de um milhão de automóveis #boato

Protesto na Alemanha gera abandono de mais de um milhão de automóveis #boato

Boato – Protestos sobre o aumento do preço dos combustíveis levaram, segundo várias fontes, alemães a abandonar, em sinal de protesto, mais de um milhão de carros.

Notícias que andam circulando a Internet nos apresentam imagens de milhares de carros parados, anunciando que, ao longo de um protesto contra o aumento do preço dos combustíveis, mais de um milhão de automóveis teriam sido abandonados em estrada, obrigando o governo a tomar medidas para baixar o preço e responder às críticas e exigências dos manifestantes.

Ainda que essa notícia seja bastante antiga e já circule há diversos anos, o fato é que a atual subida dos preços em vários países motivou seu reaparecimento, destacando essa manobra alemã e o poder do povo na definição das normas e das tarifas cobradas.

Ao redor do mundo, muitas pessoas têm se baseado nas imagens fotográficas que acompanham o artigo para defender uma atitude similar, de forma a contrariar a subida dos preços a que estamos assistindo.

Protesto na Alemanha gera abandono de mais de um milhão de automóveis?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Mas será que essa imagem e texto são mesmo reais? Terão os alemães deixado verdadeiramente um milhão de carros abandonados por conta do preço dos combustíveis?

Tal como a melhor forma de saber qual é o melhor cassino online é a comparação, a única forma de ficar sabendo a veracidade dessa informação é também comparar. Entenda porquê.

A imagem que acompanha a notícia do abandono de automóveis nos mostra um grande número de veículos parados em estrada, com pessoas em redor. Essa fotografia é apresentada como um protesto alemão por conta do preço dos combustíveis e utilizada como incentivo para a manifestação de outros povos, num momento em que o preço dos combustíveis está, também, se tornando incomportável. Essa fotografia apresenta um grande nível gráfico de factualidade, gerando, no entanto, alguma falta de consenso quanto ao contexto em que foi tirada.

De fato, a fotografia que nos é apresentada pelas notícias web é real. Porém, a descrição que a acompanha não relata a veracidade do momento em que foi captada. A fotografia em questão não representa um protesto na Alemanha contra o aumento dos custos dos combustíveis, nem se trata de um acontecimento atual. Na verdade esta foto data de 2012 e foi retirada durante um momento caótico do trânsito na China durante o Mid-Autumn Festival (nas celebrações do Dia Nacional). Essa fotografia se trata, portanto, de um engarrafamento na China, em Shenzhen, na província de Guangdong.

Uma análise dos fatos permite compreender que, ainda que existam protestos na Alemanha pelo preço dos combustíveis e que a foto seja real, o fato é que seu uso está desenquadrado, não podendo a notícia ser considerada verdadeira. Assim, nossa análise é também de que essa notícia é falsa, com meios sendo usados de forma errónea para motivar a mobilização da sociedade.