Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Primeiro-ministro de Luxemburgo é visto em festa com namorado usando vestido de gala #boato

Primeiro-ministro de Luxemburgo é visto em festa com namorado usando vestido de gala #boato

Boato – Xavier Bettel, primeiro-ministro de Luxemburgo, apareceu em uma festa com o seu namorado. Foto mostra ele com um vestido de gala.

Assim como existem alguns personagens que se tornaram clássicos no mundo da boataria, há aqueles enredos que já se tornaram comuns em balelas. Um deles são as imagens fora de contexto, que é justamente o caso de hoje.

Circula no Facebook e no WhatsApp a informação de que Xavier Bettel, primeiro-ministro de Luxemburgo, foi visto com namorado usando vestido de gala. A prova estaria numa imagem onde dois homens aparecem de mãos dadas e um deles está com vestido de gala. Leia o que diz a descrição:

Versão 1: O primeiro-ministro de Luxemburgo e seu namorado em um jantar de gala na Europa. TÁ UMA FESTA PRO CAPETA. Versão 2: O primeiro-ministro de Luxemburgo e sua namorada em um jantar de gala. O FIM DO MUNDO ESTÁ PRÓXIMO!

Primeiro-ministro de Luxemburgo foi visto em festa com namorado usando vestido de gala?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A imagem se espalhou como rastilho de pólvora, explodindo em curtidas, compartilhamentos e comentários. Mas será mesmo que o primeiro-ministro de Luxemburgo foi visto em festa com namorado usando vestido de gala? A resposta é não. Entenda os porquês.

Para começar, essa não é a primeira vez que uma foto causa alvoroço nas redes sociais. Por aqui, já apareceram fotos retiradas de contexto envolvendo Sérgio Moro, Aécio Neves, Lula e muito outros. Mas não é só isso: o texto carrega as principais características de boatos: vago, alarmista, não cita fontes confiáveis e possui erros de português (só falta os pedidos de compartilhamento para fechar o pacote).

Com isso, resolvemos buscar mais informações sobre o assunto. Ao pesquisar sobre o primeiro-ministro, descobrimos que, de fato, ele é gay. Xavier Bettel é casado com o arquiteto belga Gauthier Destenay. Aliás, o premiê de Luxemburgo é o primeiro líder da União Europeia (UE) a se unir legalmente com uma pessoa do mesmo sexo, como mostra esta matéria do G1. Na imagem da matéria é possível perceber que os dois são bem diferentes da foto compartilhada.

Resolvemos, então, analisar a tal imagem. Na busca, chegamos a conclusão de que a foto é real, mas não é do primeiro-ministro de Luxemburgo. A imagem foi registrada durante o Baile da Ópera de Viena e é de uma artista conhecido como Conchita Wurst. 

Conchita Wurst, nome artístico de Thomas Neuwirth, é uma cantora e drag queen austríaca. Conchita ficou conhecida mundialmente pelo visual, ao adotar cabelos longos e a barba escura. Inclusive, na época, houve especulações sobre o visual da cantora na festa, como mostra este site austríaco.

Resumindo: o primeiro-ministro de Luxemburgo não apareceu em festa com namorado usando vestido de gala. A foto é real, mas a pessoa não é o primeiro-ministro e tampouco o namorado dele.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.