Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Povo europeu joga máscaras no lixo e se nega a usá-las contra a Covid-19 #boato

Povo europeu joga máscaras no lixo e se nega a usá-las contra a Covid-19 #boato

Boato – Todos os europeus jogaram máscaras de proteção no lixo e vão às ruas para protestar contra o isolamento social. Povo não aguenta mais a tirania.

O coronavírus é uma arma biológica criada pela China”, “tecnologia 5G está ligada ao coronavírus”, “coronavírus surgiu no laboratório de Wuhan”. Foram várias as teorias mirabolantes criadas para explicar o surgimento do coronavírus. Enquanto pesquisadores do mundo inteiro concentram esforços no desenvolvimento de medicamentos e vacinas para a Covid-19, conspiracionistas da internet lançam milhares de teorias malucas sobre o coronavírus.

A última que circula online aponta para uma onda de protestos na Europa contra o uso de máscaras de proteção e o isolamento social. A mensagem afirma que os europeus jogaram suas máscaras no lixo e que foram às ruas contra o isolamento. O texto diz ainda que a pandemia do vírus chinês é uma estratégia de dominação e um ensaio maquiavélico para viabilizar governos totalitários. Leia o que diz a mensagem:

JOGUE SUA MÁSCARA NO LIXO. Europeus jogam máscaras no lixo e vão às ruas contra os tiranos. Diversas cidades europeias como Londres e Berlim tiveram um sábado movimentado. É que o povo dessas metrópoles resolveram tirar as máscaras de suas faces e denunciar o esquema repressivo justificado pelas autoridades com base na pandemia do vírus chinês. Ninguém aguenta mais andar mascarado e ser trancafiado em seus domicílios em lockdowns e sob ameaças das ditas autoridades da saúde, bem como de chefes de Estado que na verdade são comparsas dessa estratégia de dominação, desse ensaio maquiavélico para viabilizar governos totalitário. 

Povo europeu joga máscaras no lixo e resolvem protestar contra isolamento?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A mensagem viralizou e fez muita gente acreditar que a Europa em peso abriu mão da máscara de proteção e do isolamento. Porém, a história não é bem assim. O motivo é lógico e simples: a Europa não está contra as máscaras.

Antes de começar, saiba que as mensagens se baseiam em manifestações contra o uso de máscaras que aconteceram em cidades como Berlim e Roma. Mas, se os protestos aconteceram, onde está o erro? O problema é que a mensagem dá a entender que existe um movimento de todo o “povo europeu” contra as medidas de combate à pandemia, o que não é verdade.

Pois bem, o próprio número de pessoas que participaram das manifestações prova o boato. Esta matéria do Euro News afirma que, em Berlim, cerca de 18 mil manifestantes participaram do protesto e que também aconteceram mobilizações na Suíça e no Reino Unido, onde mil manifestantes participaram do protesto.

Em Berlim, segundo o Jornal El País, participaram cerca de 30 mil pessoas – entre ativistas antivacina, conspiracionistas e simpatizantes da extrema direita. Já em Roma, os protestos reuniram cerca de mil pessoas. Em Paris, segundo essa matéria, participaram cerca de 300 pessoas. Pois bem, considerando que a população europeia é de 740 milhões de habitantes, concluímos que as pessoas presentes nas manifestações não chega a 1% da população. Ou seja, não estamos falando da Europa em peso ou do “povo europeu”, como afirma a mensagem.

Vale dizer, inclusive, que esta pesquisa derruba qualquer hipótese de que a Europa é massivamente contra o uso de máscaras. Com exceção de países que possuem uma pequena incidência da Covid-19, a maioria das pessoas afirmam que, se fosse necessário, usariam a máscara de proteção. Entres as exceções, está a Suécia que, mesmo com uso obrigatório de máscara em outros países europeus, evita a obrigatoriedade da máscara.

Por sinal, as regras da Europa não são diferentes de outros países, conforme mostra essa matéria do portal de notícias CGTN. Entre as medidas adotadas pelos países europeus, estão o uso de máscaras, distanciamento social e a higienização das mãos. Inclusive, alguns países mudaram sua postura em relação ao uso de máscaras, como foi o caso do Reino Unido e da Alemanha, que após os protestos, tornou o uso de máscaras em espaços públicos obrigatório.

Resumindo: não é verdade que a Europa toda está contra as máscaras e o isolamento. Apesar de existirem protestos contra o uso dela (o que é uma aberração), essa minoria não representa nem 1% da população dos países da Europa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK

Confira o desmentido em vídeo