Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Placa na entrada da Carolina do Norte (EUA) tem aviso sobre porte de armas #boato

Placa na entrada da Carolina do Norte (EUA) tem aviso sobre porte de armas #boato

Boato – Ao chegar à Carolina do Norte (EUA), a placa de boas-vindas do estado americano avisa que todos têm porte de armas e que quem matar será morto. 

Se vocês acham que as polêmicas políticas, o debate fervoroso e a sociedade divida são características particulares do Brasil, estão muito enganados. Diversas nações têm passado por situações semelhantes, principalmente quando se tratam de política e ideologias.

Nos Estados Unidos, por exemplo, desde que Donald Trump assumiu a presidência, a população norte-americana vive em discussão sobre as propostas e valores defendidos pelo presidente. A política de tolerância zero com imigrantes foi um dos aspectos mais polêmicos até o momento. 

E não para por aí. O fervoroso debate sobre o porte de armas que temos vivido no Brasil é, há tempos, também discutido em terras norte-americanas. Tanto é assim, que histórias (verdadeiras e falsas) sobre o tema estão sempre circulando na internet. No momento, o que está fazendo muito sucesso é suposta placa do estado da Carolina do Norte.

Segundo uma foto que estão compartilhando muito nas redes sociais brasileiras, a placa do estado norte-americano (tipicamente conversador) mostra um aviso sobre o porte de armas e ameaça quem ousar cometer algum crime. Confira as diferentes legendas que tem acompanhado a foto:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: CAROLINA DO NORTE: cadeia zero. Se não quiser morrer e multiplicar os cemitérios é só não tentar matar, roubar ou estuprar, pô! Versão 2: Olhem a mensagem que há na entrada da cidade em Carolina do Norte nos EUA. No Brasil os criminosos impõe o terror, e o Bolsonaro quer mudar isso, temos que impor respeito e os bandidos, assassinos tem que respeitar. Versão 3: Tradução da placa Carolina do Norte. “Nossos cidadãos possuem porte de arma. Se você matar alguém, nós mataremos você. Nós temos zero cadeia e 513 cemitérios. Aproveite a estadia”.

A placa na entrada da Carolina do Norte (EUA) tem um aviso sobre porte de armas?

Embora esteja servindo para acalorar discussões sobre o porte de armas nas redes brasileiras, os dizeres na placa da Carolina do Norte não são verdadeiros. Trata-se de uma montagem feita em uma foto da placa original do estado. Dito isso, vamos falar dos detalhes.

Comecemos pela análise da fotografia. Apesar de bem feita, um olhar atento na imagem que mostra a placa consegue perceber que as partes de baixo – onde estão os dizerem sobre o porte de armas, a ameaça, as prisões e os cemitérios – aparecem com uma qualidade duvidosa. Além disso, a fonte escrita na placa e a cor não batem com a parte original onde diz apenas “Welcome to North Carolina”.

Como somos muito curiosos, fomos procurar saber  também se essa história de “Nós temos zero prisão” era verdade. Bastou uma busca rápida para encontrar que na verdade o estado tem mais de 50 prisões em seu território. Sobre os cemitérios, o número 513 é completamente exagerado. Encontramos que na Carolina do Norte há apenas 100 cemitérios, uma quantidade bastante razoável para o tamanho do estado.

Não bastasse as informações vagas (que bem sabemos aparecem aos montes em boatos), também fomos investigar se algo sobre a placa havia aparecido na imprensa. Nada. O que de fato encontramos é que o assunto da placa da Carolina do Norte já está saturado nos Estados Unidos e já foi desmentido. Aliás, piadinhas com placas parecem ser “a real thing” por lá.

Vale mencionar que, realmente a Carolina do Norte é um estado bastante permissivo sobre o porte de armas. No entanto, a placa de boas-vindas do estado não fala nada sobre o tema, nem ameaça ninguém. Aqui e aqui é possível ver fotos originais da placa. E basta jogar no Google imagens para encontrar outras centenas de fotos semelhantes.

Resumindo, não é verdade que a placa da Carolina do Norte (EUA) tem um aviso sobre porte de armas. A foto que estão utilizando por aí para “reforçar” pontos de vista sobre a legalização do armamento no Brasil é falsa. Será preciso encontrar um argumento melhor.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitoras do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164