Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Piloto da British Airways tira foto de avião no eclipse solar #boato

Piloto da British Airways tira foto de avião no eclipse solar #boato

Boato – Foto tirada por piloto da British Airways mostra o momento em que um avião passa embaixo do eclipse solar.

Na última segunda-feira (21), milhões de pessoas pararam para assistir ao primeiro eclipse solar dos últimos 99 anos nos Estados Unidos. o país do “Tio Sam” foi o único do planeta que pode observar o eclipse solar total. Mesmo assim, o espetáculo atraiu milhões de olhares, e até hoje tem dado o que falar nas redes sociais.

Entre as imagens sobre o fenômeno, uma viralizou em especial. A foto teria sido tirada pelo piloto da companhia aérea British Airways e mostrava um avião exatamente embaixo do eclipse solar. Leia o que diz a mensagem:

Foto do piloto da British Airways, tirada no momento do eclipse solar. Outro avião fazia o mesmo percurso sobre o Oceano Atlântico.

Piloto da British Airways tira foto de avião embaixo do eclipse solar?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A imagem é de cair o queixo. Mas, ao contrário do que se imagina, a história por trás dela é bem diferente. E se você ainda não entendeu o porquê, a gente te explica. Vamos aos fatos. O primeiro ponto que desmonta a farsa está no fato de que não existe avião nenhum na imagem. Isso mesmo! Ao pesquisamos a foto no banco de imagens do Shutterstock, encontramos a foto original e, para nossa surpresa, não existe avião algum.

Outro detalhe importante: a imagem não foi registrada por algum piloto da British Airways. Na verdade, a imagem é de autoria da Agência Espacial Americana (Nasa). Dito isso, saiba que a imagem apareceu na internet muito antes de agosto de 2017, o que prova que não se trata do eclipse solar do dia 21 de agosto. Para não restar dúvidas: o ângulo do sol no avião e a perspectiva dele – que parece estar à frente do eclipse – denunciam que se trata de uma montagem. Ou seja, boato.

Vale apontar que o boato também circulou em língua inglesa e o ThatsNonsense.com, site gringo que checa boatos na internet, desmentiu a história. Por sinal, histórias envolvendo eclipses solares são figurinhas carimbadas no mundo da boataria. Só aqui no Boatos.org, já desmentimos balelas sobre luas de sangue, dois sóis e escuridão na Terra.

Resumindo: a história que aponta que o Piloto da British Airways tirou foto de avião embaixo do eclipse solar é falsa. De fato, a imagem é fantástica. Mas não se iluda porque é #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.