Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Pássaro Surakav muda de cor a cada segundo e levou 19 dias para ser filmado #boato

Pássaro Surakav muda de cor a cada segundo e levou 19 dias para ser filmado #boato

Pássaro Surakav muda de cor a cada segundo e levou 19 dias para ser filmado, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra um pássaro que se chama Surakav. Ele muda de cor a cada segundo e levou 19 dias para ser filmado por 62 fotógrafos.

Que a natureza é exuberante e sempre nos surpreende, ninguém tem dúvida. O grande problema é que parece que algumas pessoas não estão satisfeitas com o que a realidade nos proporciona e “aumenta um pouquinho” na internet. É o caso da história de hoje.

Um vídeo de um pássaro “mudando” de cor tem chamado atenção. Junto à filmagem, há uma mensagem que aponta que o pássaro se chama Surakav e que o vídeo precisou de uma imensa preparação para ser produzido. Como o animal “trocaria” de cor a cada segundo, foi preciso 19 dias e 62 fotógrafos para pegar “todos os frames” da troca de cor. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo

O nome do pássaro, Surakav. . . Sua cor muda a cada segundo! ! ! Foram necessários 19 dias para 62 fotógrafos concluirem este pequeno vídeo! Aprecio a beleza e o milagre da criação de Deus Todo-Poderoso

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Pássaro chamado Surakav muda de cor a cada segundo e levou 19 dias para ser filmado?

A mensagem se espalhou com muita força na web, principalmente por causa do vídeo lindo. Mas será mesmo que as informações contidas na mensagem são reais? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem já nos causa muitas desconfianças. Ela carrega muitas das características de boatos online como ser vaga (não diz sequer o local da filmagem ou o nome dos 62 fotógrafos), alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis.

Além disso, como apontamos no início do texto, são comuns balelas relacionadas a animais. Já falamos, por exemplo, um boato sobre um tal de Wigu (animal de cemitério), um porco-ovelha e um animal de 13 metros encontrado no Brasil.

Com essas desconfianças, resolvemos prestar atenção no vídeo e achamos algumas incongruências. A primeira é que o vídeo, que é mostrado em plano sequência (inclusive com o mesmo fundo), desmente a tese de que foi montado “frame a frame” com diversas fotos (como se fosse um time-lapse). Tá na cara que tudo foi feito de uma vez só. Ou seja: tecnicamente, a tese da filmagem foi derrubada.

Ao procurar pelo tal pássaro chamado Surakav, descobrimos que ele só existe na tal mensagem dos 62 fotógrafos. Por sinal, a mensagem circulou em diversos idiomas. Na Indonésia, fez tanto sucesso que acabou desmentida por alguns sites.

Esta página aponta que, além de o tal pássaro do vídeo não ser um “Surakav” (até porque não existe nenhuma espécie com esse nome), ele não “muda de cor a cada segundo”. Este outro site aponta que se trata de um beija-flor Anna (Anna Hummingbird). 

O “efeito” que mostra a mudança de cor é uma ilusão de ótica. Dependendo do ângulo que o animal é visto e como ele levanta a plumagem, uma cor se sobressai. Esse site chega a comparar a troca de cor com o que acontece com uma poça de água suja com óleo (que fica com diversas cores dependendo do ângulo).

Ao procurar na internet por mais vídeos do animal, percebemos que não é difícil de encontrar. Veja, por exemplo, esse aí embaixo (também feito em um dia).

Resumindo: a história que aponta que existe um pássaro que muda de cor chamado Surakav que levou 19 dias para ser filmado é falsa. Nem o pássaro se chama Surakav, nem “muda de cor a cada segundo” e nem a produção do vídeo foi como estão falando aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/37JYkkZ