Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo não mostra palestinos se fingindo de mortos para incriminar Israel 

Vídeo não mostra palestinos se fingindo de mortos para incriminar Israel 

Palestinos se fingiram de mortos para incriminar Israel em vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Palestinos se fingiram de mortos para incriminar Israel e que vídeo prova a ação. 

  Análise

Um vídeo que foi publicado na internet há alguns anos está voltando a circular no contexto dos conflitos entre Israel e o Hamas. Nas imagens, pessoas estão embaixo de lençóis como se estivessem mortos. Porém, um deles começa a se mexer.

Junto ao vídeo, há “denúncias” de que tudo não passava de um teatro de palestinos para colocar a culpa em Israel. “Palestinos se fingem de mortos para incriminar Israel”, diz uma das mensagens que circula online. “Urgente palestinos mentindo que estão mortos como assim ?”, diz outra. Assista ao vídeo:

@aprendendocom_cristo palestinos #midia #palestinos #culpado #inocente ♬ som original – aprendendo com cristo

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que palestinos estão se fingindo de mortos para colocar a culpa em Israel? 2) Qual a história por trás do vídeo que viralizou? 3) A teoria de que as mortes de palestinos são falsas se sustenta?

É verdade que palestinos estão se fingindo de mortos para colocar a culpa em Israel?

Não é verdade. Primeiro porque o vídeo não prova nada contra palestinos. Segundo, porque a realidade (como iremos falar mais para frente) está se mostrando completamente diferente. Terceiro, porque o vídeo tem uma explicação muito lógica.

Qual a história por trás do vídeo que viralizou?

Para começar, o vídeo sequer é novo (ele, inclusive, já foi utilizado no mesmo contra em outra fake news de 2018). Na realidade, o vídeo é de 2013 e mostra um protesto de estudantes no Egito em relação ao chamado Massacre de Rabaa (no qual, cerca de mil pessoas morreram após a polícia dispersar protestos em Cairo).

A teoria de que as mortes de palestinos são falsas se sustenta?

De jeito nenhum. Não é possível que o mundo feche os olhos para o fato de que os ataques de Israel na Faixa de Gaza estão vitimando milhares de pessoas. Em menos de um mês, os ataques já resultaram em quase 9 mil mortes.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o vídeo que está circulando na internet mostra palestinos simulando a morte para colocar a culpa em Israel. As mortes são, infelizmente, reais, o vídeo é antigo e nada tem a ver com Israel e Palestina.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)