Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Pessoa que fez publicação sobre divisão do “Brasil comunista” não é representante da Otan

Pessoa que fez publicação sobre divisão do “Brasil comunista” não é representante da Otan

Otan ameaçou dividir o Brasil após anúncio de expansão do Brics, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – A Otan ameaçou dividir o Brasil por conta do anúncio de expansão do Brics. Quem fez o relato é o presidente do comitê europeu do bloco.

  Análise

Após o bloco do Brics (formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) anunciar a entrada de seis países (Argentina, Arábia Saudita, Etiópia, Emirados Árabes, Egito e Irã), uma postagem de uma pessoa chamada Gunther Fehlinger começou a chamar atenção na internet.

Nas publicações, ataca o “socialismo no Brasil” e sugere a divisão do Brasil em quatro ou cinco países. A partir dos posts, começaram a circular na internet mensagens que apontavam que ele seria um representante da Otan e que isso significaria uma ameaça da Otan contra o Brasil. Leia algumas das versões da mensagem que está circulando na internet:

Versão 1: Após o Brasil decidir se libertar da influência dos EUA e apostar do fortalecimento dos BRICS, o presidente do comitê europeu para a expansão da OTAN ameaçou dividir o nosso país em quatro outras nações. As principais lideranças dos países colonialistas e imperialistas farão de tudo para continuarem subjugando os países do sul global. A maioria desses líderes não falam isso em público, mas colocam os seus serviços de inteligência para agir.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Neste caso específico, o presidente do comitê europeu não possui cargo público, por isso se sentiu à vontade para falar tudo isso abertamente. Diante da reação dos nossos rivais, fica cada vez mais claro que o Lula acertou em apostar no Brasil como uma das principais potências do novo reordenamento geopolítico global. Porém, precisamos que as forças armadas parem de se meter na política interna e passem a se preocupar com a segurança nacional. Precisamos de mais Almirantes Othons e menos Pazuellos.

Versão 2: Brasil “Dividir o Brasil em 5 países” sugere importante funcionário da OTAN. Segundo ele seria uma solução para fugir da má administração do Lula e dos Brics. A esquerda não diz que Lula é o queridinho?

Versão 3: A reação contra o BRICS foi rápida. Se forem nessa página do chair da comunidade europeia na OTAN verão que a loucura começou. O cara propõe dividir o Brasil em 5 regiões livres do Socialismo Genocida da Rússia e do enganador Lula, para que possam assim integrar a OTAN. Faz isso tb com África do Sul e Índia …. Piada ou não, o anúncio do aumento do BRICS mexeu com o mundo. Aguardemos os próximos capítulos …

Checagem

As perguntas respondidas na parte da checagem são as seguintes: 1) A Otan ameaçou dividir o Brasil caso o Brics seja expandido? 2) Gunther Fehlinger é representante da Otan? 3) Há alguma chance da Otan realizar alguma sanção ao Brasil por conta da expansão do Brics?

A Otan ameaçou dividir o Brasil caso o Brics seja expandido?

Não ameaçou. Para além de não ter muita lógica (seria uma intromissão à soberania nacional), não é verdade que a Otan tenha feito qualquer posicionamento sobre a questão dos Brics. O que está circulando na internet são postagens de uma pessoa que está sendo tratada erroneamente como representante da Otan.

Gunther Fehlinger é representante da aliança?

Não é. Apesar de ser tratado como membro da Otan, Gunther Fehlinger não é membro da aliança. O austríaco é, na realidade, membro de uma ONG que defende a entrada de novos países para a Otan. Ou seja: apesar de ter grana, ele não apita tanto quanto se parece.

Há alguma chance da Otan realizar alguma sanção ao Brasil por conta da expansão do Brics?

Não. As publicações/sugestões de Gunther Fehlinger são similares a devaneios separatistas de alguns grupos aqui de dentro do país. Pode fazer barulho na internet, mas na prática não muda nada. Vale apontar que o Brics, um bloco essencialmente econômico, não rivaliza com o Otan (um bloco militar).

Conclusão

Fake news ❌

Apesar do alarde que se está fazendo na internet, é falso que a Otan tenha feito qualquer ameaça de dividir o Brasil. O que está circulando por aí são ameaças vazias de uma pessoa que não faz parte do bloco e que é membro de uma ONG.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm