Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > ONU alerta sobre megaterremoto no México e EUA nas próximas 48 horas #boato

ONU alerta sobre megaterremoto no México e EUA nas próximas 48 horas #boato

Boato – ONU avisou autoridades do México e EUA sobre o grande terremoto de setembro e eles começaram os preparativos para um megaterremoto.

No dia 19 de setembro de 2017, a Cidade do México (capital do país) foi literalmente abalada. A razão foi um tremor de terra, um terremoto de 7,1 graus na Escala Richter. O tremor se iniciou a uma hora da tarde e interrompeu a lembrança da data que, por 32 anos, foi recordada por uma razão muito similar: o terremoto de 1985.

A tragédia no México alcançou proporções de filmes de grandes desastres: deixou, no mínimo, 362 mortos e derrubou, no mínimo, 39 edifícios. O país ainda lutava para se recuperar do desastre quando surgiu outra história na internet.

Segundo uma informação compartilhada mais de 364 mil vezes no Facebook desde setembro, “o chefe do departamento de sismologia do Instituto de Geofísica de Harvard, Clin Roberts, alertou os governos mexicano e norte-americano sobre a chegada de um megaterremoto”. A informações teria, ainda, sido confirmada pela ONU. Leia o conteúdo completo (em espanhol):

Print da notícia falsa que fala sobre megaterremoto no México e EUA
Print da notícia falsa que fala sobre megaterremoto no México e EUA

ONU alertou sobre megaterremoto no México e EUA nas próximas 48 horas?

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Mesmo que tantas pessoas tenham reagido a esta informação com certo ódio contra as autoridades, a história não poderia ser mais falsa.

Primeiro vamos falar do mais elementar. O texto tem todas as característica de boatos online. Mais do que isso, os investigadores citados na história não existem. Uma busca rápida nos mostrou que o tal de Clin Roberts e e o tal de Han Boseph não existem. O único local em que achamos os nomes deles foi no texto do boato. Sequer o nome deles estão registrados em Harvard. 

Para além disso, a ONU, em seu perfil do Twitter, desmentiu a informação. Vale reforçar, ainda que a própria ONU afirmou que, diferentemente de nos furacões (onde a meteorologia é capaz de avisar autoridades), não é possíveis fazer previsões em terremotos. Ainda que existam avanços tecnológicos que revelam, por exemplo, informações sobre os sismos, elas estão disponíveis só depois que ele ocorre.

Resumindo: não houve nenhum alerta da ONU sobre nenhum terremoto no México para as próximas 48 horas. Isso é uma grande mentira que não ajuda em nada. Ao contrário, só gera mais caos em uma situação delicada.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

PS 2: texto publicado originalmente no Hablillas.org, por Hellen Bizerra.