Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Obama falou que é graças aos soldados que temos liberdade de religião, imprensa etc #boato

Obama falou que é graças aos soldados que temos liberdade de religião, imprensa etc #boato

Boato – Durante um discurso no Memorial Day, o ex-presidente dos EUA Barack Obama disse que é graças aos soldados que temos religião, liberdade etc. Na época, imprensa não fez um escarcéu.

Desde o fim do Carnaval, o presidente Jair Bolsonaro tem colecionado declarações, por assim dizer, polêmicas. Uma delas foi a dita durante cerimônia de aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais, no Rio de Janeiro. Na ocasião, ele disse “Democracia e liberdade só existem quando a suas respectivas Forças Armadas assim o quer”.

A fala gerou um mal-estar porque deu margem à interpretação de que poderíamos ter uma intervenção militar se as Forças Armadas quiserem. Por esse motivo, a fala acabou sendo explicada e minimizada por integrantes do governo. No meio disso, um texto começou a viralizar na internet.

De acordo com uma mensagem, viral no WhatsApp, Facebook e que foi até reproduzida por políticos do governo, o ex-presidente Barack Obama teria dado uma declaração semelhante. Ele teria dito que são os soldados e não religiosos, jornalistas, poetas, professores, políticos etc que são os responsáveis pela liberdade e democracia. Leia a mensagem que circula online:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

O ex-Presidente Barack Obama dos EUA, num pronunciamento que fez no Memorial Day, reproduziu uma fala de um reverenciado chefe militar norte-americano, Charles M. Province: “É graças aos soldados, e não aos sacerdotes, que podemos ter a religião que desejamos. É graças aos soldados, e não aos jornalistas, que temos liberdade de imprensa. É graças aos soldados, e não aos poetas, que podemos falar em público.

É graças aos soldados, e não aos professores, que existe liberdade de ensino. É graças aos soldados, e não aos advogados, que existe o direito a um julgamento justo. É graças aos soldados, e não aos políticos, que podemos votar.” Imaginem se o Presidente Bolsonaro fizesse esta citação, a imprensa iria fazer um escarcéu, mas como foi o Obama …

Barack Obama falou que é graças aos soldados que temos liberdade de religião, imprensa etc?

A história se espalhou com força entre seguidores próximos a Bolsonaro. Mas será mesmo que a fala sobre soldados e liberdade religiosa, de imprensa, de voto e outras é do ex-presidente dos EUA? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Só o fato de um texto polêmico (e pró-Bolsonaro. Desculpa aí gente, mas é a realidade) ter sido atribuído a alguém famoso e com autoridade já nos deixou desconfiados. Junte isso ao fato de a mensagem ser vaga (não ter dito quando nem onde aconteceu) e nem citar fontes confiáveis (característica de boatos) e resolvemos dar mais uma procurada.

Descobrimos que, de fato, o texto é de Charles Province. Ao encontrar o texto original em inglês, pegamos o trecho inicial (It is the Soldier, not the minister Who has given us freedom of religion) e colocamos em duas buscas: no Google, relacionada ao nome de Obama e na lista de discursos do ex-presidente. Como esperávamos, nada encontramos.

O mais próximo disso foi um tuíte da ex-candidata a vice-presidente dos EUA em 2008 Sarah Palin. Na época, Palin (que era adversária de Obama) publicou no Twitter a seguinte frase: “VETERANS,not reporters,give freedom of the press.VETS,not politicians,give freedom to vote.VETS,not campus radicals,give freedom to assemble”. Até aí, nada de Obama.

Ao buscar sobre discursos no Memorial Day, achamos esse, de 2011. Como é possível ler no link, não há a citação.  Para terminar: quando a história começou a circular no Brasil, o serviço de fact-checking do G1 fez uma apuração. Ao conversar com o próprio Charles Province, que disse que (até onde sabe) nunca foi citado por Obama.

Resumindo: a história que aponta que o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, disse que são os soldados os responsáveis pela liberdade é falsa. Nada consta nos discursos de Obama e o próprio autor da declaração disse que nunca foi citado por ele.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.