Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Nicolás Maduro se declarou homossexual, mostra vídeo #boato

Nicolás Maduro se declarou homossexual, mostra vídeo #boato

Nicolás Maduro se declarou homossexual, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o presidente da Venezuela Nicolás Maduro se declarando como homossexual. Ele assumiu que é gay para chamar atenção do mundo.

Quando o volume de fake news aqui no Brasil diminui um pouco, algumas informações falsas de outros países em outros idiomas costumam viralizar na web. É o caso da história de hoje, que aponta para uma suposta confissão do presidente da Venezuela Nicolás Maduro.

Um vídeo em espanhol aponta para o suposto momento em que ele teria se declarado homossexual. Isso teria ocorrido durante um pronunciamento. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Espanhol: Maduro se declara homosexual, ¿que lo hace para llamar la atención o realmente es?, de estos socialistas del siglo XXI todo se puede esperar. Português: Maduro se declara homossexual, faz isso para chamar a atenção ou é mesmo?Tudo se pode esperar desses socialistas do século XXI.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Nicolás Maduro se declarou homossexual, mostra vídeo?

Como conseguimos perceber em algumas rondas, o conteúdo não circulou apenas entre venezuelanos. Ele também viralizou aqui pelo Brasil. Também conseguimos perceber que a história que aponta para a tal “confissão de Nicolás Maduro” é falsa (além de ser de cunho homofóbico).

Alguns fatores ajudaram a revelar a farsa. O primeiro deles é o histórico de fake news envolvendo a sexualidade do presidente (ditador) da Venezuela. Duas das mais emblemáticas apontam que uma foto de 1984 apontava que Maduro era gay e que era “namorado de Lula”.

O segundo está na história em questão. A postagem que está viralizando é um print de um post de 2019 que remete a um vídeo de 2013. Se, de fato, Nicolás Maduro tivesse falado que era gay, isto viraria notícia em fonte confiável. O que não ocorreu em 10 anos.

Ao buscar pelo vídeo em questão, descobrimos que, na realidade, a postagem que está viralizando é uma edição de um discurso no qual o presidente da Venezuela falou que não haveria problema algum se fosse homossexual. Assista:

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o presidente da Venezuela Nicolás Maduro disse que era gay e havia assumido a sua homossexualidade. O vídeo que está circulando online não passa de uma edição em cima de um vídeo de 2013.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso